Formação do Núcleo Técnico de Defesa Civil contempla visita às áreas de riscos

Defesa Civil
05/08/2019 17h22

Para garantir a segurança diante de situações de risco, na capital, a Prefeitura de Aracaju conta com a atuação da Defesa Civil municipal, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), que, de modo a agregar ainda mais qualidade aos serviços prestados, está formando um Núcleo Técnico de Defesa Civil (Nutdec), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE). Dessa forma, como parte da capacitação do grupo, nesta segunda-feira, 5, houve uma visita técnica aos bairros Cidade Nova, Porto Dantas e Japãozinho.

O objetivo da visita foi proporcionar aos membros do Nutdec um pouco da experiência que a equipe da Defesa Civil de Aracaju vivencia no dia a dia. De acordo com o coordenador do órgão, major Sílvio Prado, a ocasião permitiu que os técnicos do CREA conhecessem exemplos de possíveis situações de risco.

"Eles puderam compreender melhor as situações que possam estar relacionadas aos riscos de desabamento, inundação, enchente e, até mesmo, deslizamento de terra. Fizemos esse apanhado para que eles não fossem para a rua sem saber como é o nosso trabalho, quais são as áreas de risco que percorremos no dia a dia", explica o major.

Ainda segundo o major Sílvio Prado, essa capacitação permitirá que os dois órgãos, que já trabalham em parceria durante vistorias preventivas no município, atuem integradamente, também, na resposta a eventuais ocorrências. "Dar esse suporte e agregar valor, tanto quantitativo quanto qualitativo, aos nossos relatórios, às notificações e ocorrências que atendemos na Defesa Civil", complementou o coordenador.

Para a engenheira agrônoma Marina Bezerra, assessora técnica do CREA-SE, a parceria entre os órgãos trará contribuições, garantindo maior efetividade às ações de resposta à sociedade aracajuana. "Vemos a importância da Defesa Civil em situações de calamidade e também na prevenção, assim como em casos de emergência, para garantir a integridade física das pessoas e o bem viver nas localidades", aponta Marina.

Assim como a colega Marina, Patrícia Souza, engenheira química e de segurança do trabalho, chama atenção para os benefícios da parceria. "Essa atividade de formação do Nutdec vai ser um grande desafio para os profissionais que fazem parte do CREA, no apoio a eventuais situações emergenciais que venham a ocorrer no município de Aracaju. Vai ser um trabalho muito interessante para todos os profissionais, e que vai agregar valor para a comunidade", considera a engenheira.