Prefeitura leva ao Jabotiana ações do Programa Aracaju Mais Verde

Meio Ambiente
07/08/2019 09h00

Por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), a Prefeitura de Aracaju irá distribuir cerca de 50 mudas para plantio no bairro Jabotiana. A ação, que acontecerá na Praça Antonio Newton Menezes Porto, no próximo sábado, dia 10, às 9h, faz parte do programa Aracaju Mais Verde - Plante com a gente!.

Além do plantio de mudas, outras atividades serão realizadas durante a ação que contará com a participação de diversos órgãos da Prefeitura de Aracaju e apoio da iniciativa privada. “A sociedade organizada do bairro nos procurou para efetuar o plantio. Iremos doar as mudas e o setor de Educação Ambiental da Sema vai contribuir com a ‘bolha’ ambiental e esquete teatral. Já a Emsurb se responsabilizará pela limpeza da área e plantio. A comunidade também convidou a SMTT com seu teatro sobre trânsito e o Zoonose para vacinação de cães e gatos”, conta o coordenador do Horto Municipal, Vitor Melo.

O esquete teatral vai tratar da questão do plantio e dos cuidados posteriores, além de interagir com o público. “Esta ação é importantíssima e envolve a comunidade. A partir do momento que você envolve os moradores da região, aguça o próprio pertencimento das pessoas com o espaço público e com o bem natural. Em ações educativas como essa a gente tem pessoas que vão cuidar dessas árvores e, com base nas nossas experiências, percebemos que o grau de sobrevivência dessas mudas tem um índice elevado”, ressalta a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Andrade.

Segundo Edmundo Almeida, um dos fundadores do Conselho da Comunidade Residencial Celuta Porto - que reúne 15 condomínios e cerca de 10 mil habitantes -, a ação de plantio visa também à construção de um bosque na localidade. “Existe uma área nessa região destinada à construção de uma praça. A Emurb já fez o projeto urbanístico, no qual está previsto a implantação de um bosque, e esse plantio que vai haver já é respeitando esse projeto. As mudas serão plantadas justamente nessa área destinada ao bosque”, afirmou o morador da comunidade.
 
A comunidade fica responsável pelos cuidados com a espécie plantada no local para que sobrevivam e sejam preservadas. "Quando fomos informados de que seríamos contemplados, a gente mobilizou a comunidade para que, além do plantio, houvesse um evento a partir do qual pudéssemos trabalhar com crianças a conscientização ambiental para a preservação dessas plantas", completou Edmundo.

Organizações não governamentais (ONGs) de outros bairros da capital também irão participar do evento no Jabotiana, a exemplo da Canto Vivo, Canto Animal. Haverá ainda aulão de Zumba e outras atividades.

Dezenas de comunidades já foram contempladas com o Projeto “Plante com a gente!”. Para solicitar plantio de mudas na sua comunidade, entre em contato com a Sem, por meio do telefone (79) 3225-4178.