Prefeitura executa limpeza e manutenção de canais em diversos bairros da cidade

Serviços Urbanos
08/08/2019 16h27

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju atua, de forma contínua, para manter limpos todos os canais da cidade, seja utilizando tela, manualmente ou de forma mecanizada.

Nesta quinta-feira, 8, a Emsurb levou os serviços de limpeza e manutenção de canais aos bairros 13 de Julho, Luzia, Novo Paraíso, Farolândia, 17 de Março, Japãozinho e Zona de Expansão. No canal do Médici, no Luzia, a equipe chegou recolheu todos os resíduos que ficaram retidos na tela instalada pelos agentes. Também com tela, foi realizada a limpeza do canal do bairro 13 de Julho.

Pelo método manual, os agentes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos limparam os canais da Zona de Expansão, da avenida Brasil e do loteamento Aningas, no Novo Paraíso e Farolândia, respectivamente. Com o auxílio de máquinas, a limpeza e manutençaõ foi realizada nos canais do bairro 17 de Março e no loteamento Copacabana, no bairro Japãozinho.

"Esses serviços tornaram-se prioritários e, por isso, são executados de forma contínua, desde o ano de 2017”, explica o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moares. Naquela ocasião, de acordo com o diretor, a administração municipal identificou que a falta de cuidado com os canais, ao longo dos últimos anos, contribuiu para agravar as situações de alagamentos em diversos pontos da cidade.

"Durante visitas de monitoramento foi verificado que alguns dos canais tinham um histórico de acúmulo maior de lixo e outros tipos de resíduos, sendo necessária uma limpeza mais minuciosa. Foi aí que surgiu a ideia, inédita na cidade, da instalação da tela em canais revestidos, processo que tornou o serviço de limpeza mais rápido e eficiente, uma vez que serve como barreira de contenção para o lixo jogado no canal”, completa o diretor.

Na sexta-feira, dia 9, com exceção do canal do Médici, que teve sua limpeza concluída nesta quinta, a Emsurb dará continuidade a execuação desses serviços no Novo Paraíso, nas extensões da Travessa Cuba e na avenida Chanceler Osvaldo Aranha, na Zona de Expansão e Farolândia.