Representante da Semed é reeleita presidente do Conselho Municipal de Educação de Aracaju

Educação
08/08/2019 16h24

Em reunião colegiada realizada na manhã desta quinta-feira, 8, os membros do Conselho Municipal de Educação (Conmea) de Aracaju elegeram o presidente e o vice-presidente que estarão à frente do órgão nos próximos dois anos. A representante da Secretaria Municipal da Educação (Semed), professora Maria José Guimarães Vieira, e o representante da Federação dos Estabelecimentos de Ensino da Rede Privada, professor Antônio Belarmino, foram reconduzidos ao cargo. O pleito só registrou uma chapa.

O Conmea é um órgão colegiado, integrante do Sistema Municipal de Ensino de Aracaju, que tem funções normativa, consultiva, deliberativa e de mobilização social. Atualmente, onze conselheiros – representantes do governo, da comunidade escolar e da sociedade civil em geral – integram a instância. Tanto os titulares, como suplentes, são nomeados pelo prefeito. Para a professora Maria José, o novo mandato significa a continuidade do trabalho rigoroso realizado nos últimos dois anos no município.

“Ao longo da sua história, o Conmea vem qualificando a sua atuação para assegurar a participação da sociedade no acompanhamento da política educacional desenvolvida no município de Aracaju, com um trabalho consolidado na normatização do sistema de ensino e no cumprimento das demais funções para o qual foi criado”, descreveu a presidente reeleita. Ela também lembrou que o Conselho de Aracaju foi um dos primeiros a surgir no Brasil. “É uma satisfação saber que o nosso Conmea é uma referência nacional no que diz respeito à gestão democrática da educação”, apontou.