Comunidade do bairro Coroa do Meio se prepara para a instalação do Ecoponto

Serviços Urbanos
08/08/2019 17h44

O Coroa do Meio será o segundo bairro da capital a receber uma Estação de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (Ecoponto). Por conta disso, para ampliar o acesso a informações e construir junto à comunidade um novo pensamento em relação ao descarte correto dos resíduos sólidos, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou nesta quinta-feira, 8, mais uma ação de educação ambiental na localidade.

Com panfletos informativos nas mãos, a equipe de educadores ambientais logo se espalhou pelas ruas do bairro. De casa em casa, eles informaram aos moradores sobre a inovação que é o Ecoponto, os resíduos permitidos no espaço de coleta, como também tiraram dúvidas a respeito dos demais serviços disponibilizados pela empresa municipal, no tocante ao descarte consciente, a exemplo do Cata Treco.

O autônomo Renildo Porfírio da Silva, que reside na rua Dr. Benedito Guedes, há poucos metros do local onde está sendo construído a nova estação de entrega, comemorou a ação. Para ele, o Ecoponto irá contribuir positivamente para a transformação da paisagem do seu bairro. “Estou achando ótima a ideia de ter um local como o Ecoponto pertinho de casa. Será bom tanto pra mim quanto para meus vizinhos, porque aqui na Coroa do Meio tem muitos terrenos baldios e as pessoas se aproveitam disso para jogar lixo e entulho em lugares errados. Espero que as pessoas se conscientizem mais e contribuam com a Prefeitura para manter a nossa comunidade sempre limpa e agradável”, destacou ele.

Outra que se mostrou animada pela inauguração do Ecoponto foi a comerciante Severina Maria Rodrigues. Moradora do bairro há mais de 30 anos, ela ressaltou a participação da população para que o objetivo da gestão seja alcançado. “Sempre acompanho as ações feitas na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Por isso, fiquei muito feliz desde que fiquei sabendo da chegada do Ecoponto aqui no bairro. Temos que pensar que, com a cidade suja, todos nós perdemos. O lixo atrai insetos e ratos e, assim, vem as doenças. Por isso, temos que fazer a nossa parte também jogando o lixo e entulho no lugar correto”, afirmou.

Estrutura

De acordo com o Gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Rodolfo Costa, a obra do Ecoponto no bairro Coroa do Meio, que está em fase de conclusão, segue o mesmo modelo de construção do instalado, em agosto de 2018, no bairro Industrial. “A  população poderá contar com duas caixas estacionárias de 5m³, para os chamados volumosos, como podas, móveis grandes, embalagens e outros resíduos de origem não industrial, além de uma caixa para resíduos da construção civil de 30m³ e seis contentores de 240 litros para resíduos recicláveis e eletrônicos. 

Planejamento Estratégico

A construção dos Ecopontos é uma das soluções criativas da Prefeitura de Aracaju para combater o descarte irregular na capital. A iniciativa está prevista no Planejamento Estratégico administração, no que se refere ao manejo dos resíduos sólidos no município. Além do Santos Dumont e Coroa do Meio, o bairro 17 de Março também contará com uma unidade e a meta da administração municipal é entregar à população, até 2020, 18 unidades de coleta.