Prefeitura promove mais uma edição do Cine Pop para pessoas em situação de rua

Assistência Social e Cidadania
09/08/2019 19h16

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População de Rua, comemorado no dia 19 de agosto, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou na tarde desta sexta-feira, 9, mais uma edição do CinePop, oferecido pelo Centro de Referência Especializado para População em situação de Rua (Centro Pop).

Dando início às atividades que serão desenvolvidas durante todo o mês de agosto, o primeiro dia da ação contou com a exibição do filme “Gonzaga, de Pai para Filho”, reproduzido na sala de cinema do Centro Cultural de Aracaju, localizado na Praça General Valadão, no Centro da capital.

O objetivo da ação neste primeiro momento é facilitar o acesso à cultura a partir de obras audiovisuais. As atividades, que ocorrerão durante todo o mês, são direcionadas ao público em situação de rua e de moradia irregular que acessam os serviços do Centro Pop.

Para a dona de casa Maria Lucia Vieira, que frequenta o local há quase dois anos, o trabalho do Centro Pop é de extrema importância para a vida dela. “Essa programação é uma diversão para nós, que não temos muitas oportunidades de ir ao cinema. Sempre participei de todas as edições porque esse momento faz com que eu me sinta bem. Apesar de conhecer o cantor, eu não tinha assistido ao filme e gostei bastante de aprender sobre a história de vida dele”, contou.

De acordo com o coordenador do Centro Pop, Edilberto Filho, a atividade foi fruto da parceria com o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), com a participação exclusiva dos usuários do Centro Pop. “Hoje, nós temos aqui homens, mulheres, crianças e adolescentes tendo acesso ao cinema, por meio de obras cinematográficas produzidas pelo Brasil e isso é uma forma que o Centro encontrou de proporcionar e facilitar o acesso dessas pessoas à cultura audiovisual, além de deixar marcado o mês de luta da população de rua”, afirmou.

A iniciativa conta com uma vasta programação, que inclui atividades dentro e fora do Centro Pop para fomentar a luta das pessoas em situação de rua por meio das histórias de superação, contadas através do cinema.