Vereadores elogiam atuação da Prefeitura durante mutirão no bairro Industrial

Saúde
10/08/2019 15h38

Neste sábado, 10, agentes de combate às endemias e de limpeza da Prefeitura de Aracaju estiveram no bairro Industrial para a realização do sexto mutirão de combate ao Aedes aegypti. Durante a atuação das equipas em casas, estabelecimentos comerciais e espaços públicos, os vereadores Isac Silveira e Jason Neto acompanharam a secretária da Saúde, Waneska Barboza, e conheceram de perto o trabalho de intensificação promovido pela gestão municipal.

“O vereador trabalha diretamente junto à comunidade, atuando também no âmbito da conscientização e são ações proativas como essa, da Secretaria Municipal da Saúde [SMS], que demonstram o cuidado com o próximo. Trabalhos como os que foram feitos hoje aqui são a única saída para vencer o avanço do mosquito em nossa cidade”, reconheceu Isac.

Jason ressaltou o trabalho que tem sido feito ao longo das últimas semanas, mas alertou sobre a importância da atuação da própria comunidade. “O prefeito Edvaldo Nogueira e a secretária Waneska Barboza estão de parabéns por essas mobilizações, que são decisivas neste momento, de grande infestação do mosquito. Porém, se as pessoas não fizerem a parte delas, de nada vai adiantar o esforço do poder público. A Prefeitura está fazendo sua parte, mas é preciso que todos se dediquem a esse combate.

Waneska agradeceu o apoio dos vereadores e reforçou que a gestão está sempre demonstrando aos parlamentares tudo que o município tem feito no combate ao mosquito transmissor da dengue.

“É de suma importância que os vereadores, que são os representantes diretos da população, estejam também participando dessas ações, não apenas para presenciar aquilo que está sendo feito, mas, para nos ajudar a conscientizar cada cidadão. E essa necessidade se torna ainda mais evidente quando vemos que muitos deles são lideranças locais e podem nos auxiliar muito no trabalho de convencimento dessas pessoas. Semana passada, o vereador Seu Marcos esteve conosco no Santo Antônio, hoje os vereadores Isac e Jason nos acompanharam durante as visitas domiciliares no bairro Industrial e nas próximas semanas continuaremos à disposição para receber e mostrar aos parlamentares tudo que a Prefeitura tem realizado”, garante a secretária da SMS.

Mutirões

De acordo com o mais recente Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), o índice do bairro Industrial caiu de 7.6 para 7.0 e, além desta localidade, já receberam os mutirões do Plano de Intensificação das Ações de Combate ao Aedes, realizados sempre aos sábados, os bairros Japãozinho (zona norte de Aracaju), Santa Maria (zona de expansão), Olaria e José Conrado de Araújo (ambos localizados na zona oeste da capital) e o Santo Antônio (zona norte da cidade).

Dos 43 bairros de Aracaju, seis (Olaria, José Conrado de Araújo, Industrial, Santo Antônio, Dom Luciano, Pereira Lobo) apresentaram o índice predial acima de 4, considerado de alto risco. Destes, quatro já foram contemplados pelos mutirões aos sábados, restando apenas os bairros Dom Luciano, que receberá a ação no próximo final de semana, dia 17, e o Pereira Lobo, programado para o dia 24.

Dona Rivalda Hora de Souza, uma das moradoras do bairro Industrial que recebeu a visita dos agentes de combate às endemias, também elogiou a atuação do município e afirmou que todos devem estar atentos a esse combate.

“Desde que eu vi o que a dengue pode fazer, pois já tive dois netos atingidos por ela, passei a ficar mais de olho nos vasos que acumulam água aqui em casa, principalmente os de plantas. Esse mutirão da Prefeitura é muito importante para combater a doença e todo cuidado que pudermos tomar é necessário”, reforçou.