Prefeitura inicia reconstrução da Emef Dom José Vicente Távora, no Santo Antônio

Obras e Urbanização
12/08/2019 14h13

A Prefeitura de Aracaju deu início, na primeira semana deste mês, à reconstrução da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vivente Távora, localizada na rua Manoel Preto, no bairro Santo Antônio. Desativada por problemas estruturais, a escola transferiu suas atividades para um prédio escolar localizado na rua Siriri, no Centro da cidade.

Embora a obra esteja em fase inicial, moradores da comunidade e pais de alunos da Emef Dom José Vicente Távora demonstram satisfação em saber que seus filhos, logo em breve, não necessitaram mais se deslocar a outro bairro para frequentar as aulas.

Ao passar em frente à obra, a dona de casa Juliana Félix ressalta a felicidade de perceber que o antigo prédio já não existe e que máquinas removem os escombros para limpar o terreno no qual será erguido um novo prédio escolar.  "A gente passava aqui e via um prédio abandonado, sem serventia, enquanto nossos filhos precisam ir estudar longe de casa. Aquilo me deixava angustiada, mas agora isso vai mudar", disse.

As expectativas da moradora e de outros pais e mães de alunos serão atendidas com a reconstrução do prédio escola da Emef Dom José Vivente Távora, que será ampliada e  terá capacidade para acolher cerca de 800 estudantes nos dois turnos. Com novo projeto arquitetônico, a escola ganha não apenas em tamanho, mas também nas condições de acomodação e de infraestrutura, mudanças significativas que se refletirão, diretamente, na relação ensino aprendizagem.

Ao todo serão 12 salas de aula arejadas e bem iluminadas, uma biblioteca, salas destinadas a atividades lúdicas, como dança, música, projeção de vídeos, laboratório de ciências e  sanitários, tudo isso adaptado às normas técnicas de acessibilidade, para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Na parte externa, a escola contará com uma quadra poliesportiva, área verde, espaço de recreação e um estacionamento com capacidade para 30 veículos.

Para viabilizar a execução deste projeto, cujo prazo de conclusão é de 15 meses, a Prefeitura de Aracaju investe mais de R$4 milhões, em recursos conveniados entre o Município e o Governo Federal. Secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari detalha os primeiros passos desta obra.

"O projeto ainda está com algo em torno de 5% executado e não há qualquer estrutura sendo erguida. Pelo contrário, o antigo prédio estava com a estrutura comprometida e foi demolido. Agora há escavações para identificar instabilidades no terreno. Em seguida faremos a terraplenagem e finalmente iniciaremos a construção com os alicerces e as sapatas.", explica.

Ferrari assegura ainda que a empresa contratada para executar a obra vai trabalhar dentro do cronograma do projeto executivo. "Depois de tanto tempo de espera por parte da população não permitiremos morosidade e a determinação do prefeito Edvaldo Nogueira é adiantar a obra. A meta é justamente acelerar logo após a fase de implantação da base porque as paredes e o restante das construções verticais tendem a ganhar ainda mais celeridade", garante.