Reforma e ampliação da Emef Carvalho Neto entusiasma moradores do Novo Paraíso

Agência Aracaju de Notícias
14/08/2019 05h00

A Prefeitura de Aracaju retomou este ano a obra de reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Carvalho Neto, localizada no  bairro Novo Paraíso. A unidade escolar será modernizada e oferecerá aos alunos infraestrutura qualificada em um ambiente acolhedor e com acessibilidade.

Os moradores da comunidade acompanham atentamente a evolução da obra e não escondem a ansiedade de, logo em breve, ver a escola de portas abertas para receber os estudantes do bairro.  Com cerca de 30 operários trabalhando diariamente, os serviços avançam e devem ser concluídos ainda em 2019, portanto antes do início do ano letivo de 2020.

“A Emef Carvalho Neto tem sua história aqui no bairro. Vê-la ser reconstruída e renascer a partir dessa obra é muito gratificante porque para uma comunidade ter uma escola que tenha um espaço em que os alunos possam realizar suas atividades educacionais, estudar adequadamente e crescerem, representa, com certeza, um futuro melhor para todos”, afirma a administradora Anne Gomes.

A obra foi paralisada pela gestão anterior e retomada na administração de Edvaldo Nogueira, porém, em virtude da incapacidade técnica das empresas vencedoras do processo licitatório, voltou a ser paralisada, sendo retomada em julho deste ano. Assim, os moradores viviam o desalento com a escola sem funcionalidade. “Ver a escola naquelas condições sem acolher os alunos, me deixava desanimada, frustrada. Mas agora estou feliz e a comunidade está contente com essa obra porque vai melhorar bastante a vida de todos aqui no bairro, em especial das crianças”, afirma a artesã Maria Betânia Romão Batista.

No novo projeto executivo e arquitetônico a unidade escolar passará a ter dois pavimentos, 11 salas de aula, biblioteca, banheiros adaptados a pessoas com deficiência, sala de informática e compartimentos para a administração, cozinha e refeitório. Na área destinada ao paisagismo e circulação haverá área verde, quadra poliesportiva e espaço de recreação. Para facilitar o acesso entre o andar térreo e o pavimento superior, será instalado um elevador.

“É muito importante para as crianças do nosso bairro ter uma escola com toda essa estrutura porque que elas terão acesso à educação, ao lazer e estão livre da marginalidade, de viver na rua”, aponta o operador de som George Alexandre Andrade Santos.

“Ficamos muito felizes com a reforma da escola. Os meninos que moram aqui estão indo estudar em outra unidade e quando a Emef Carvalho Neto ficar pronta eles não vão mais precisar fazer isso. Por enquanto meu filho ainda não estuda aqui mas assim que for inaugurada, com essa estrutura moderna, vou matricular ele aqui”, planeja a doméstica Marlucia Santos.

A gestão municipal investe cerca de R$2 milhões, com recursos próprios e do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), na execução da obra de reforma e ampliação desta unidade escolar. A execução da obra é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, avalia como satisfatório o ritmo da reforma. "Esta reforma ainda não foi concluída não por falta de vontade da gestão mas pelas imbróglios administrativos que envolviam as empresas que venceram outros certames licitatórios. Rompemos os contratos, notificamos estas empresas e abrimos nova licitação e agora vemos a obra finalmente emergir em meio às residenciais e construções do Novo Paraíso. Desta vez a tendência é que tudo ocorra dentro do previsto e seja entregue pelo prefeito Edvaldo Nogueira mais este importante empreendimento educacional", destaca o secretário.