Prefeitura debate políticas de Saúde com profissionais do SUS de Aracaju

Saúde
12/08/2019 17h49

Como forma de manter o diálogo sempre aberto com as categorias trabalhistas que compõem o quadro de profissionais da gestão municipal, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu nesta segunda-feira, 12, mais uma reunião da Mesa de Negociação do Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro é promovido a cada dois meses, e durante a última reunião foi discutida a proposta de modificação da Lei Municipal 4.481/2013, que regulamenta os repasses do Ministério da Saúde (MS) para o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) em Aracaju.

“Debatemos com tranquilidade várias solicitações dos nossos servidores, sobretudo sobre a elaboração de uma Portaria que regulamente os valores de repasse do PMAQ. Como representantes da SMS, discutimos baseados nos apontamentos dos profissionais para aplicar o que for melhor para todos. Como o recurso federal deve ser destinado à qualificação da Atenção Básica, e entendemos que melhorar os repasses aos servidores é uma maneira de melhoria da rede primária, esse debate se faz extremamente necessário”, frisou o secretário adjunto da Saúde, Carlos Noronha. 

Produtiva

O representante do Sindicato dos Trabalhadores da Área da Saúde (Sintasa), Adailton dos Santos, disse que o espaço é importante. “A gestão retomou esses encontros desde o ano passado, o que tem facilitado muito o diálogo sobre nossos processos de trabalho. A gente já percebe que o que é proposto aqui tem surtido alguns resultados. De uma forma geral, a Mesa é produtiva”, destacou.

Além dos representantes da SMS e do Sintasa, participaram dessa reunião os membros dos Sindicatos dos Nutricionistas (Sindinutrise); dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias (Sacema); dos odontólogos (Sinodonto); dos enfermeiros (Seese); dos Assistentes Sociais (Sindasse); dos Médicos (Sindimed); e dos psicólogos (Sinpsi).