Coral da Emurb participa da etapa estadual do Circutio Nacional de Canto

Obras e Urbanização
10/08/2019 19h10

O Coral da Emurb (Empresa Municipal de Obras e Urbanização) participou, na tarde deste sábado, 10, de um encontro preparatório que antecede o Circuito Nacional de Canto Coral, previsto para acontecer na segunda semana de outubro em Sergipe. O palco das apresentações foi o Centro Cultural de Aracaju e contou com as presenças de grupos coralistas que lutam pela valorização do estilo musical no estado.

No total, sete grupos prestigiaram esta etapa estadual: Coral Harmonia (Embrapa/Codevasf); Coral Vozes da Cemise; Coral Magnificat (Igreja Batista Memorial); Coral Aposcef (Caixa Econômica); Coral Saúdeencantu (Sindiprev); Coral Cantavosos (Avosos); além do Coral da Emurb. Cada agremiação trouxe apresentações diversificadas e um repertório que mesclava canções clássicas, MPB e cantigas regionais.

Coordenador da etapa sergipana do Circuito, José Messias do Nascimento destacou a qualidade das apresentações e falou sobre o fortalecimento dos eventos voltados aos corais em Sergipe. "O movimento de canto coral ainda está emergindo mas cresce cada vez mais e em outubro quando sediaremos a etapa nacional ganharemos mais projeção. E pelas apresentações desta tarde se percebe o gabarito de nossos grupos estaduais. Estou emocionado", comentou José Messias.

A trajetória do Coral da Emurb já possui quase 20 anos e hoje conta com 14 participantes. "Cantamos por prazer e, indiretamente, projetamos a imagem da empresa onde trabalhamos para vários lugares. Já nos apresentamos nas cidades do Rio de Janeiro, Natal, Belo Horizonte e sempre somos agraciados com prêmios. Estamos otimistas para participar de mais esta etapa nacional", comenta Mônica Freire, coordenadora do coral há 15 anos.

Sob a regência do maestro Sérgio Teles, o coral da Empresa Municipal de Obras e Urbanização sempre leva um repertório leve, variado e que mostre a diversidade musical brasileira. Para ele cada apresentação é singular. "Eventos como este nos deixam felizes e realizados. Não é um show apelativo, não chama a atenção do grande público mas é apropriado para todos os públicos e de uma qualidade musical estupenda. Aguardamos outubro para nos apresentarmos para grupos de outras partes do Brasil", conta o maestro.

Integrado ao grupo recentemente, o engenheiro Marcelo Cabral destaca a satisfação de entrar para o universo musical em um ambiente técnico como é a engenharia da Emurb. "Entrei no coral para um teste sem compromisso e há cerca de um ano vou aos ensaios e participo das apresentações. Está sendo maravilhoso", declarou o engenheiro.

Circuito Nacional de Canto Coral

Marcada para os dias 10,11 e 12 de outubro a fase nacional do Circuito de Canto Coral terá a a presença de grupos musicais de todo o país e será sediado em Aracaju, São Cristovão e Barra dos Coqueiros.