Força-tarefa de recuperação da cidade contempla quase mil vias públicas em menos de 30 dias

Obras e Urbanização
13/08/2019 16h40

Há cerca de um mês, devido às fortes chuvas de julho, quando a cidade recebeu 340mm de águas pluviais em apenas cinco dias, volume três vezes maior que o esperado para todo aquele mês, diversas ruas e avenidas da capital sergipana foram danificadas por esta intempérie natural.

Para reparar esse e outros danos, a Prefeitura de Aracaju lançou o Plano de Recuperação da cidade no dia 16 de julho, uma força-tarefa que intensificou a execução dos serviços de limpeza de ruas, praças e canais, de desobstrução da rede de drenagem, da operação tapa-buraco e recapeamento, além da amplificação do combate ao mosquito Aedes aegypti.

Desse modo, com a oferta de variados serviços em toda a cidade, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização ampliou suas equipes de trabalho de campo, de 100 para 150 profissionais, e intensificou as ações do órgão, as quais atendem a mais de 10 bairros diariamente.

Como resultado dessa integração da Empresa à força-tarefa de recuperação da cidade, o número de ruas recuperadas neste período superou a média mensal e, somadas todas as ações desenvolvidas no sistema de drenagem, na operação tapa-buraco, na execução de terraplenagem, patrolamento, reconstrução de muretas e passeios públicos, foram contempladas aproximadamente 1.000 vias públicas em menos de 30 dias.

Fruto do esforço concentrado da Emurb, alinhado às diretrizes do Comitê de Gerenciamento de Crises, liderado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, os locais mais atingidos já foram normalizados. Conforme explica o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, a fase imediatamente posterior às chuvas priorizou os locais mais atingidos, mas, agora, o cronograma de execução de serviços está melhor distribuído por toda a cidade.

"Resolvemos o imediatismo e naquele momento era fundamental priorizar o bairro Jabotiana, os canais do Centro e alguns pontos isolados da zona Norte. Superada essa fase, em pouco menos de 30 dias, estamos agora redistribuindo nossos serviços para todas as partes da cidade com o mesmo empenho. A meta estipulada pelo prefeito Edvaldo continua em vigor e estamos atuando para atingi-la", garante o secretário.

Assim, nesta terça-feira, 13, cerca de 15 bairros foram contemplados com os serviços de recuperação asfáltica, manutenção do sistema pluvial, revitalização de equipamentos públicos e execução de base em estradas vicinais da zona de Expansão.

Solicitação

Para registrar a solicitação de algum dos serviços ofertados pela Emurb, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).