Ritmo da construção da primeira maternidade municipal entusiasma moradoras do 17 de Março

Obras e Urbanização
14/08/2019 08h52

Retomada em abril deste ano, a construção da maternidade pública municipal, obra que a Prefeitura de Aracaju executa no bairro 17 de Março, segue os prazos estabelecidos no projeto executivo e chega à fase de implementação das vigas de sustentação dos quatro pavimentos do novo prédio.

Resultado de um investimento de quase R$17 milhões, em recursos conveniados pelo Município com o Governo Federal, além do 17 de Março, a maternidade contemplará, diretamente, os moradores dos bairros Santa Maria, São Conrado, Atalaia, Coroa do Meio, Aeroporto, Farolândia e toda a Zona de Expansão, na zona Sul da cidade.

"Iniciada há pouco mais de três meses, esta obra mantém um ritmo satisfatório e as etapas que mais exigem perícia estão sendo executadas conforme o cronograma. Além dos 50 profissionais da empresa que toca o projeto, mantemos no canteiro da obra, diariamente, um engenheiro que acompanha os serviços, seja fazendo relatórios, ou realizando correções métricas no projeto", explica o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

Para os moradores do 17 de Março, a obra demonstra a atenção da Prefeitura com a comunidade. É o que pensa a dona de casa Luziene Bispo, moradora do bairro há 6 anos. "[A construção dessa maternidade] Era algo que estava apenas no papel, mas agora Edvaldo vem fazendo cumprir o que prometeu. É muito bom para a gente essa maternidade, nossas filhas, netas, as mulheres daqui precisam sentirem-se acolhidas", destaca Luziane.

Também moradora do bairro que recebe a primeira maternidade municipal da capital sergipana, Renata Santos relembra de sua gestação e comenta como teria sido seu parto se a maternidade já estivesse em funcionamento. "Não tive problemas com minha gravidez e foi tudo bem, mas imagino como seria mais fácil para mim e minha família se esta maternidade já tivesse construída naquela época. Mas outras mães terão este privilégio de ser atendidas aqui no bairro mesmo", diz.

De acordo com o secretário Sérgio Ferrari, com esta obra - cujo projeto e recursos necessários à sua execução foram assegurados ainda em 2012, no final do mantato anterior do prefeito Edvaldo Nogueira -, a Prefeitura cumpre mais uma das metas do Planejamento Estratégico da atual gestão municipal.

"Amparar bem as gestantes, seja no pré-natal, no parto e no pós-parto é primordial para o salutar nascimento da criança e a tranquilidade da mãe. Este é o marco para cada recurso investido nesta obra", ressalta Ferrari, ao destacar que a ordem de serviço para execução da obra foi assinada pelo prefeito Edvaldo Nogueira no ato de inauguração da primeira Unidade Básica de Saúde do bairro 17 de Março - a UBS Dr. Roberto Paixão.

Executada com rigor técnico, as etapas iniciais desta obra asseguram a estabilidade estrutural do prédio e dos anexos da maternidade, que ocupará uma área de 7,5 mil metros quadrados. Dividida em quatro pavimentos, a maternidade terá 25 salas, as quais acomodarão 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva neonatal (UTIn), 10 leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e cinco leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).

Também haverá 50 alojamentos conjuntos para as mãe e os bebês, salas cirúrgicas com três leitos de recuperação pós anestésica, três leitos de cuidados intermediários; dois leitos de estabilização; nove leitos de aplicação de medicação e observação. Visando atender também a pacientes ou acompanhantes com deficiência física ou mobilidade reduzida, o projeto é totalmente adaptado às normas técnicas de acessibilidade, com rampas para cadeirantes e piso tátil nas áreas interna e externa do prédio.