No Santa Maria, Prefeitura promove roda de conversa com gestantes da comunidade

Assistência Social e Cidadania
13/08/2019 20h01

De modo a auxiliar as mulheres em todas as fases da gestação, a Prefeitura de Aracaju promoveu nesta terça-feira, 13, uma roda de conversa com um grupo de gestantes assistidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria, local de realização do encontro. Coordenado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, o evento abordou o tema “Trabalho de parto”.

A ação foi destinada ao grupo “As Marias”, formado por mulheres grávidas que participam dos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e para toda a comunidade. A finalidade do bate-papo foi esclarecer dúvidas sobre uma das principais fases da gestação: o último estágio da gravidez.

Segundo a técnica de referência do SCFV do Cras Santa Maria, Maria Cláudia Pereira, as usuárias da unidade da Assistência recebem apoio do início ao fim da gestação, a partir de ações intersetoriais que envolvem o trabalho de outras secretarias e órgãos da adminsitração municipal, sobretudo da pasta da Saúde.

“Muitas delas são mães de primeira viagem e outras vêm para tirar dúvidas que, mesmo com a experiência, ainda não foram esclarecidas. Temos a participação de órgãos externos, como a Secretaria Municipal da Saúde e Universidade Tiradentes (Unit), que vêm medir peso, verificar o andamento da alimentação das gestantes, entre outras coisas. Além disso, sempre idealizamos ações através do nosso planejamento”, dafirmou Maria Cláudia.

A dona de casa Karine Santos teve seu terceiro filho há onze dias. Para ela, o grupo oferece todo o apoio que necessita. “As pessoas que fazem visitas nos ensinam coisas que eu não sabia, e tenho a  oportunidade de aprender aqui o que eu não aprendi durante a gestação dos meus outros dois filhos”, destaca.

Atualmente, o Cras Santa Maria conta com um grupo de gestantes com aproximadamente 30 usuárias, que são acompanhadas e participam das diversas ações que objetivam garantir uma melhor qualidade de vida durante a gravidez.