Guarda Municipal de Aracaju passa a dispor de drone para ações de policiamento preventivo

Defesa Social e Cidadania
14/08/2019 12h07

Como resultado de uma parceria público privada, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) recebeu um drone da empresa Texengen Engenharia e Soluções, equipamento moderno e adequado para o policiamento e desenvolvimento de ações preventivas e monitoramento de eventos.

Drones como o recebido pela Guarda Municipal já são utilizados por diversos orgãos de segurança pública em todo Brasil, a exemplo da Polícia Rodoviária Federal. De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luiz Fernando Almeida, o equipamento contribuirá muito com o trabalho que atualmente é desenvolvido pela GMA.

“Para nós é uma imensa satisfação essa parceria com a Texengen. Esse drone vai ser uma ferramenta importantíssima para a Guarda Municipal, uma instituição que vem sendo muito elogiada pelo seu trabalho, seu desempenho nos terminais de ônibus, com a Patrulha Maria da Penha. Agora ganhamos uma ferramenta importante para ações preventivas e incursões em locais de difícil acesso pelo solo. Em nome do prefeito Edvaldo Nogueira, agradecemos pela parceria que trará resultados positivos para a população de Aracaju”, destaca o secretário.

Além da doação do equipamento, a Texengen capacitará 10 guardiões a operarem o aparelho. “Nós vimos a necessidade de fazer essa parceria público privada com a Guarda Municipal de Aracaju por termos notado a necessidade de um equipamento como um drone para auxiliar no monitoramento de áreas púbicas. Percebemos que ele é um instrumento de grande valia por se apresentar como um posto elevado de observação, porém móvel, trazendo ao operador uma visão mais ampla de todo o entorno, aumentando a percepção de segurança da população”, afirma Carlos Júnior, diretor técnico da Texengen.

Diretor da Guarda Municipal de Aracaju, o subinspetor Fernando Mendonça destaca as ações que poderão ser implementadas com a utilização do equipamento. “Os benefícios advindos pelo uso de drones em atividade de segurança pública são inúmeros, ao ponto de a Câmara Federal já analisar desde 2017 um projeto de lei do Senado que regulamenta e disciplina a utilização desses equipamentos por órgãos de segurança pública em atividades de investigação, policiamento preventivo/ostensivo, sempre respeitando a vida e a integridade física das pessoas”, pontuou.