Com feira orgânica, Prefeitura promove geração de renda e estimula o consumo de alimentos saudáveis

Assistência Social e Cidadania
15/08/2019 17h59

Nesta quinta-feira, 15, a Prefeitura de Aracaju realizou mais uma feira do projeto “Cultivando Cidadania”, iniciativa desenvolvida pela Secretaria Municipal da Assistência Social, na qual servidores e a população têm a oportunidade de comprar alimentos sem agrotóxicos em um espaço instalado na entrada do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, localizado no bairro Ponto Novo.

A feira acontece quinzenalmente, às quintas-feiras, e é fruto de hortas que são plantadas em espaços públicos, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e outras áreas, nas quais são plantadas legumes e verduras para geração de renda e consumo próprio de famílias envolvidas com o projeto.
De acordo com o agrônomo e coordenador do projeto, Ivan Barreto, responsável pela evolução do cultivo nos terrenos escolhidos, o principal objetivo do projeto é provocar a autonomia nos moradores que participam da ação para que consigam produzir as suas hortas e garantam mais uma fonte de renda e alimentação.

“Todo o processo de produção, desde a escolha do local para o plantio, até o acompanhamento da produção, é assistido por mim e estagiários de agronomia e nutrição semanalmente com o objetivo de fazer com que todos eles, depois dos conhecimentos adquiridos, possam fazer sozinhos o manejo correto do plantio e realizar o consumo desse alimento, além de ser mais uma fonte de geração de renda das famílias”, explicou.

Os materiais de plantação, como canos, insumos, adubo, sementes e transporte das hortaliças para a venda, são fornecidos pela Prefeitura. Os produtos comercializados são produzidos em vários pontos da capital, como no povoado Aloque, no bairro 17 de março, conjunto Jardim Esperança, bairro Veneza, comunidade da Maloca.

Há seis meses participando do projeto, a moradora do bairro Jabotiana, Edjane Cardoso, assistida pelo Cras Madre Tereza, aprendeu todo o processo de cultivo e transformou a alimentação da família e de vizinhos. “Comecei fazendo o plantio para o consumo próprio e hoje complemento a renda de toda a minha família com a venda das hortaliças. Aprendi como cultivar e diferenciar um produto natural do agrotóxico, foi muito educativo. Através da Assistência Social, consegui uma forma de gerar renda e mudei a alimentação de toda a minha família e dos meus vizinhos. Hoje, eles comem todos os tipos de verdura, graças ao projeto que faço parte”, contou.

O médico Bernardo Mota adquiriu os produtos da feira pela primeira vez. Ele estava fazendo uma visita à Prefeitura e garantiu produtos fresquinhos. “Gosto de produtos orgânicos e aproveitei a oportunidade para comprar vários legumes e hortaliças. Fui muito bem tratado, os preços são muito bons e os alimentos com muita qualidade. Pretendo voltar outras vezes para comprar mais”, relatou.

Prêmio Progredir

Criado para valorizar ações desenvolvidas pelos municípios para a geração de renda e inclusão de pessoas de baixa renda, o “Prêmio Progredir”, desenvolvido pelo Ministério da Cidadania, teve como vencedor da edição de 2018, realizada em março, o “Cultivando Cidadania”, que ganhou o primeiro lugar como o melhor projeto na região Nordeste. Ao todo, 130 projetos foram inscritos na premiação, destes, apenas dez foram classificados para a última etapa.