Fortalecendo a autoestima: idosos do Cras Jardim Esperança ganham tarde de beleza

Assistência Social e Cidadania
15/08/2019 18h16

Idosos assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim Esperança, localizado no bairro Inácio Barbosa, tiveram a oportunidade de receber cuidados de beleza na tarde desta quinta-feira, 15. A ação foi promovida pela Prefeitura de Aracaju,por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria da Assistência Social, em parceria com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

Além de oferecer cuidados de beleza para o grupo de idosos que acessa os serviços do Cras, a ação objetivou resgatar a autoestima e promover o bem-estar. A atividade teve início às 14h e só terminou quando todos os usuários finalizaram os procedimentos de corte e escova.

A coordenadora do Cras, Jullyecris Argolo, explica que os idosos atendidos pelos profissionais de beleza fazem parte dos grupos “São Francisco” e “Renascer”, ambos do SCFV, do Cras Jardim Esperança . “Proporcionamos um dia de beleza para esses idosos porque muitos deles, assistidos pelo Cras, sentem-se com a autoestima baixa por não serem estimulados a cuidar da aparência. Nós procuramos oferecer uma tarde de beleza para devolver a autoestima e para que eles se sentissem mais felizes”, contou.

Cerca de 30 idosos participaram da sessão de cuidados que contou com o apoio das alunas do curso “Corte e Escova” da Fundat. O coordenador da Unidade de Qualificação Profissional (UQP) da Fundat Jardim Esperança, Fabiano Gama, esclarece que as alunas do curso tiveram a oportunidade de colocar em prática o que foi ensinado na sala de aula.

“Nossas alunas foram convidadas pelo Centro para promover uma tarde diferente com os grupos de idosos, em que pudéssemos oferecer serviços gratuitos de escova e corte de cabelo. Então, foi isso que viemos fazer, além de reforçar que o público da terceira idade também pode continuar cuidando da aparência, independente da idade. Todos nós merecemos nos sentirmos felizes e bonitos”, enfatizou.

Enquanto os idosos aguardavam pelo atendimento, eles tiveram a oportunidade de participar de alongamentos corporais na área externa do Cras. Luciene Batista é assistida pela unidade da Assistência e aproveitou a tarde de beleza para cuidar do visual. “Nunca tinha participado de um evento como esse. Hoje, aproveitei para fazer um corte e uma escova no meu cabelo e gostei muito do resultado, não é sempre que temos a chance de cuidar da gente. Espero que tenham outras vezes”, comemorou Luciene.