Motoristas e cobradores de ônibus participam de capacitação sobre acessibilidade no transporte público

Transporte e Trânsito
16/08/2019 08h29

Funcionários de empresas que fazem parte do sistema de transporte público estão passando por capacitações para melhorar cada vez mais o atendimento aos usuários do serviço, que engloba Aracaju e a região metropolitana. Os cursos, que estão sendo realizados por recomendação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) às empresas de ônibus, são ministrados pelo Sest/Senat. Esta semana, os colaboradores da empresa Viação Atalaia, estão fazendo um treinamento sobre acessibilidade nos ônibus. 

O curso oferece aos profissionais, principalmente motoristas e cobradores, noções básicas da Lei da Acessibilidade, do direito de ir e vir e de como atender adequadamente os usuários com deficiência. 
 
“Treinamentos são sempre bons para nos manter atualizados. E temos interesse em aprender mais sobre acessibilidade, pois lidamos diariamente com cadeirantes, por exemplo, e queremos atendê-los da melhor maneira”, disse o motorista José Pereira Santos Neto, ao ressaltar a importância dos cursos de reciclagem. 

Antônio de Andrade Souza, também funcionário da Viação Atalaia, reforça a relevância do treinamento. “É muito bom participar de cursos assim e precisamos estar passando sempre por reciclagens, já que trabalhamos diretamente com várias pessoas todos os dias. Aprender é sempre importante”, declara. 

Melhoria do serviço
Este ano, a SMTT se reuniu com representantes das empresas de ônibus para recomendar e cobrar a realização de capacitações para os colaboradores do sistema com o objetivo de melhorar o serviço como um todo e, especialmente, o atendimento à população. 

O superintendente da SMTT Renato Telles afirma que o órgão continuará solicitando as empresas de ônibus capacitações desta natureza. “A SMTT tem trabalhado para melhorar o serviço e também humanizá-lo. Temos essa parceria com as empresas e queremos que o acolhimento aos usuários do sistema seja cada vez melhor, por isso, continuaremos recomendando a realizações de treinamentos para os colaboradores das empresas”, afirma.

Treinamentos
Além da capacitação sobre acessibilidade, os colaboradores das empresas que integram o sistema de transporte já fizeram, este ano, cursos sobre prevenção ao assédio sexual e de aula prática do elevador dos veículos.