Moradores dos bairros Atalaia e Aeroporto reconhecem benefícios do canal Beira Mar

Obras e Urbanização
20/08/2019 10h12

Com mais de 80% do projeto já executado, a obra de complementação do canal Beira Mar beneficia diretamente os bairros Aeroporto, Atalaia e Zona de Expansão. A obra se caracteriza pela ampliação da capacidade do sistema de drenagem, criação de  equipamentos de mobilidade e acessibilidade e reordenamento do parque urbanístico de um ponto da cidade que antes sofria com alagamentos e falta de infraestrutura.

Para execução desta obra, que contempla a construção de 400 metros de canal, 1,5km de ciclovia e uma nova avenida interligando os bairros Atalaia e Aeroporto, a Prefeitura de Aracaju investe cerca de R$9 milhões, em recursos conveniados com o Governo Federal.

A obra inclui também a integração do canal com a rede de drenagem dos conjuntos residenciais do entorno, e a interligação do sistema de drenagem da avenida Hildete Falcão. E quem reside no entorno desta obra já enxerga os ganhos reais mesmo antes dos serviços serem concluídos. Mateus Augusto Lima mora na região e revela que, com a conclusão deste projeto, pretende investir em algum empreendimento comercial na localidade.

"Aqui é um local que cada ano mais pessoas vêm morar e muitas vezes não existem produtos a venda. Com esta obra tudo vai se valorizar e eu estou planejando abrir uma loja comercial. Eu acho que quando os governantes se comprometem em fazer a sua parte facilita a vida dos cidadãos", destaca o jovem empreendedor.

"Eu me atrevi e abrir um pequeno comércio com produtos para o cotidiano. Mas agora vou ver se consigo ampliá-lo". A declaração da empresária Raquel Matos demonstra que os moradores locais vislumbram novas perspectivas com o novo cenário urbanístico da localidade. "Embora seja uma área valorizada, sempre que que chovia tinha alagamentos, as ruas ficavam intransitáveis e isto afastava outras pessoas que pretendiam morar e ainda mais quem buscava um ambiente de negócios. Com esta avenida que liga Atalaia ao Aeroporto vamos ter progresso", comemora a moradora.

Cronograma

Esta é mais uma obra retomada pela gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, em 2018, e que precisou atualizar planilhas e projetos. Hoje, a interligação do canal de macrodrenagem com a Maré do Apicum, já no bairro Atalaia, está praticamente consolidada. Frentes de trabalho finalizam os passeios públicos e a integração das redes de macro e microdrenagens dos conjuntos residenciais da área. As duas lagoas de amortização também estão praticamente prontas.

"Podemos dizer que a obra está agora na fase de acabamentos. O grosso dos serviços, digamos assim, já foi superado e agora temos mais ou menos 30 operários que dão conta dos serviços", afirma o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.