Ação de combate ao Aedes no Dom Luciano tem aprovação da comunidade

Serviços Urbanos
17/08/2019 15h43

Na manhã deste sábado, 17, foi colocado em prática pela Prefeitura de Aracaju mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti, desta vez atendendo a comunidade do mais recente bairro da capital, o Dom Luciano, localizado na zona Norte.
 
Assim como ocorrido em outras regiões, trabalhadores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e de demais órgãos municipais, somaram forças para dar continuidade ao Plano de Intensificação de Combate ao mosquito transmissor da dengue, lançado em 28 de junho.
 
Para esta ação, o ponto de partida foi o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Jael Patrício. Cerca de 70 garis e margaridas, divididos em seis equipes, deram início às atividades de varrição e capinação, sendo esta última executada de forma manual e com o uso de roçadeiras elétricas. 

“Igualmente aos outros mutirões, estaremos presentes em todas as ruas do bairro, observando também terrenos e casas em situação de abandono. Estes são locais onde costuma haver um número grande de resíduos descartados irregularmente e que acabam tornando-se reservatórios de água parada”, explicou o coordenador de Manutenção de Vias Públicas da Emsurb, Everaldo Ferreira.
 
Uma das primeiras ruas a receber o trabalho dos agentes, foi a Valdemiro José de Souza. Moradora do local há cerca de 10 anos, Ana Lúcia Santos elogiou a atuação da Prefeitura. “Foi na gestão de Edvaldo Nogueira que começamos a ver o nosso bairro limpo. Constantemente, os agentes estão por aqui, tanto que alguns deles até já se tornaram conhecidos da comunidade”, comentou a dona de casa. 

 Em um outro ponto, mais precisamente na rua José de Melo, fiscais da empresa municipal identificaram uma casa abandonada com grande quantidade de lixo, resíduos sólidos e mato alto. Do local, foram retirados itens como pneus, geladeira e até um vaso sanitário. O casal Dacilene Cuz Santana e Joilson Soares Cruz, moradores desta mesma rua, presenciaram atentamente o trabalho das equipes.
 
“Estávamos preocupados com a situação desta casa pois a maioria das pessoas, infelizmente, não têm nenhuma consciência”, disse ela. “Se não fosse a Prefeitura, não saberíamos o que poderia acontecer com tanto lixo em um lugar só”, completou o comerciante. 

Na rua A, outra residência também precisou da intervenção dos agentes de limpeza, que, com o auxílio do serviço de Cata-treco, recolheram vários objetos que representavam risco à proliferação do Aedes. “Percebemos o empenho da Prefeitura na luta contra dengue, mas, infelizmente, de nada adianta se os moradores não fizeram a sua parte”, relatou o autônomo Rodrigo Vieira, residente há poucos metros do local.
 
Segundo informações da Diretoria de Operações da Emsurb, durante a próxima semana, as equipes da Empresa permanecem na região cumprindo a meta de atender todas as ruas da localidade.