Prefeitura divulga cronograma de ações de combate ao Aedes aegypti desta semana

Saúde
19/08/2019 11h15

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém, ao longo desta semana, as ações de combate ao Aedes aegypti nos bairros. Essa mobilização faz parte do Plano de Intensificação das Ações de Combate ao Aedes e busca evitar epidemias e óbitos em decorrência das doenças transmitidas pelo mosquito: dengue, zika e chikungunya.

Os agentes de combate às endemias da SMS continuam aplicando o fumacê costal nesta segunda-feira, 19, no bairro Jardim Centenário; na terça-feira, 20, no bairro 17 de março; quarta, 21, no São Conrado; e na quinta, 22, nos bairros Dom Luciano e Cidade Nova.

“Na aplicação, cada dupla de agente atua entre quatro e sete quarteirões. Esse serviço é sempre executado das 17h às 19h, porque é nesse horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito. É um trabalho que ajuda a comunidade nesse combate”, explica o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana.

Os agentes visitam, nesta segunda e terça-feira, dias 19 e 20, o bairro Lamarão. Já no dia 21, será a vez do bairro Luzia e na quinta-feira, dia 22, as visitas acontecerão nos bairros Siqueira Campos e Farolândia. “Orientamos que nossos agentes incentivem as pessoas durante essas visitas a terem participação ativa no combate ao mosquito, pois cabe ao morador fazer a verificação diária a fim de evitar novos criadouros nas residências”, destacou.

Próximo Mutirão

Desde o início da execução do Plano de Intensificação de Controle do Aedes, a Prefeitura de Aracaju já realizou seis mutirões aos sábados. Até o momento já foram contemplados os bairros Japãozinho, Santa Maria, Olaria, José Conrado de Araújo, Santo Antônio, Industrial e Dom Luciano.

No próximo sábado, dia 24 de agosto, será a vez do bairro Suíssa, onde o ponto de encontro da equipe será a Unidade Básica de Saúde Amélia Leite, rua Aquidabã s/n, às 7h30.