Prefeitura participa de lançamento do programa Investe Turismo

Indústria, Comércio e Turismo
19/08/2019 15h58

Na manhã desta segunda-feira, 19, representando a Prefeitura de Aracaju, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Marlysson Magalhães, participou da solenidade de lançamento do Investe Turismo em Sergipe, programa desenvolvido pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur, para acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade em 30 Rotas Turísticas Estratégicas do Brasil, com foco na geração de empregos.

A gestora do Comitê Nacional do programa, Ana Clévia Guerreiro, informou que, inicialmente, serão investidos R$200 milhões em 158 municípios de todo o país para a execução de ações de fomento ao turismo nos seguintes eixos: fortalecimento da governança, melhora nos serviços e atrativos turísticos, atração de investimentos e apoio ao acesso a serviços financeiros, marketing turístico e apoio à comercialização.

No estado, o programa será coordenado por Comitê Gestor Estadual, formado pelo Sebrae/SE e Governo do Estado, recebendo o nome de Investe Sergipe, que trabalhará a rota Aracaju/Cânions do São Francisco com investimentos nos municípios de Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Itabaiana, Estância e Canindé do São Francisco.

“Para executar o Investe Sergipe temos um leque de 7 ações: trabalhar a questão da inovação da oferta turística, realização de quatro famtours e três press trips, dois encontros de negócios, inserção produtiva associada ao turismo, oficinas para fortalecimento da governança e seus seminários para detalhar as linhas de financiamento do Prodetur+Turismo”, detalhou o diretor técnico do Sebrae/SE, Emanoel Sobral, em sua apresentação.

Um momento de valorização da cultura nordestina foi protagonizado pelo presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, ao exibir seu “manejo” no toque da sanfona, executando parte da música Asa Branca, do imortal Rei do Baião, Luís Gonzaga, recebendo aplausos dos presentes.

O secretário Marlysson Magalhães conversou com representantes do trade e com o secretário executivo Adjunto do Ministério do Turismo, Higino Brito Vieira, a quem destacou as potencialidades do destino Aracaju e o trabalho que está sendo desenvolvido no município com vistas a organizar e fortalecer o turismo na capital.

Sobre o Investe Turismo e o Investe Sergipe, Marlysson Magalhães elogiou as iniciativas e se mostrou feliz com a presença de Aracaju como uma das 30 Rotas definidas pelo Ministério do Turismo para investimentos. “Acompanhei com alegria as apresentações dos técnicos do Ministério e do Sebrae/SE em ver que Aracaju faz parte do programa, além da perspectiva de novas oportunidades de negócios e investimentos para o nosso estado. Estamos otimistas e vamos trabalhar para que o programa atinja seus objetivos em nosso estado e que o turismo deslanche”, ressaltou o secretário.  

Higino Brito revelou otimismo com os rumos do turismo no estado e quando perguntado sobre os potenciais turísticos de Aracaju no mapa nacional, não teve dificuldades na resposta. “São vários municípios que estamos visitando e Aracaju tem um potencial incrível, não deixando a desejar nada a nenhum outro município. A cordialidade é um grande diferencial e a gente fica muito entusiasmado por saber que teremos grandes resultados a serem alcançados aqui no estado, sobretudo na perspectiva econômica, porque turismo é desenvolvimento econômico, é emprego, é renda, é riqueza, é bem-estar, e o estado de Sergipe está mais do que credenciado para figurar entre os grandes players do nosso país”, avalia o adjunto do Ministério do Turismo.