Prefeitura inicia capacitação de profissionais de saúde sobre coberturas vacinais

Saúde
20/08/2019 13h29

A Prefeitura de Aracaju, por meio do Programa Municipal de Imunização e Doenças Imunopreveníveis e do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), iniciou as ações do Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde (PRO EPS-SUS).

Esta atividade acontece todas as quartas-feiras à tarde e é voltada para os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Na próxima quarta-feira, dia 21, a partir das 14 horas, ocorre mais uma etapa na UBS Augusto Franco, localizada no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia.

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ilziney Simões, o objetivo destas capacitações é sensibilizar os profissionais da Rede de Atenção Primária (Reap) para melhorar as coberturas vacinais e atualizar sobre o calendário vacinal das crianças. “Todas as unidades serão visitadas. É uma ação para todos os servidores médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e outros”, explica.

A técnica responsável pela Educação Permanente em Saúde do Ceps, Carolina Anunciação, ressalta que a Política de Educação em Saúde tem 14 anos e lançou o PRO EPS-SUS no final de 2017, quando os municípios que tinham interesse fizeram a adesão. Aracaju aderiu para realizar atividades de Educação Permanente em Saúde (EPS) nas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) cadastradas no Ministério da Saúde.

“Nós fizemos a avaliação dos dados dos indicadores de saúde, vimos a necessidade de fazer atividade de EPS e avaliação dos processos de trabalho em relação à imunização referente ao calendário vacinal de crianças de zero a cinco anos. Então, construímos  com a área técnica uma atividade a ser realizada todas as quartas-feiras à tarde em uma UBS diferente. A unidade onde terá a capacitação não será fechada, será mantida uma equipe atendendo a população, enquanto os outros passarão pela capacitação”, esclareceu Carolina.

Mudança da realidade


A primeira capacitação foi realizada em 7 de agosto na UBS Augusto César Leite, no Conjunto Santa Tereza, e prossegue nas demais unidades até novembro de 2020, sempre às quartas-feiras.

Segundo Carolina, o objetivo do PRO EPS-SUS é fortalecer as ações de EPS no território e dar centralidade aos processos de gestão na lógica do modelo de atenção à saúde e também reconhecer as contribuições desses trabalhadores em todo o processo.

“Com isso visamos melhorar os indicadores de imunização, que no momento está abaixo da meta pactuada. Nosso intuito é fazer a avaliação do fluxo de acesso às salas de vacina e garantir que esse trabalhador, que é o principal envolvido, reconheça quais as contribuições que ele pode dar para, de fato, mudar os dados e, consequentemente, modificar a nossa realidade”, acrescentou.