Com projeto sustentável, anel viário do povoado Areia Branca é asfaltado com material reaproveitado

Obras e Urbanização
26/08/2019 10h30

Ao iniciar, em maio deste ano, a execução das obras de pavimentação do anel viário do povoado Areia Branca, na Zona de Expansão, a Prefeitura de Aracaju inaugurou, por conseguinte, uma proposta inovadora e sustentável.

O trecho de 2,8km de ruas que compõem esse anel viário está sendo asfaltado com material elaborado a partir da reutilização do asfalto retirado das obras de recapeamento que estão sendo executadas na cidade, como a do corredor da avenida Beira Mar.

Desse modo, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pela produção do asfalto e execução das obras nas estradas vicinais do povoado Areia Branca, a Prefeitura avança, a um só tempo, em implantação de políticas públicas de mobilidade urbana e de sustentabilidade ambiental.

Com isso, desde o início da execução do projeto de reurbanização do anel viário do Areia Branca, mais de 1,5 mil tonelada do asfalto retirado pela Emurb de outras vias da cidade, com a utilização da máquina fresadeira – que Empresa adquiriu recentemente -, já foi aplicado em mais da metade da extensão total das estradas vicinais da Zona de Expansão contempladas nesta obra.

No povoado Areia Branca, a Prefeitura tem aplicado, diariamente, cerca de 70 toneladas de asfalto. Pelo planejamento da Emurb, toda a pavimentação do anel viário desta localidade deve ser concluído em setembro.

Além desse anel viário, por intermédio da Emurb, a gestão municipal já levou esse benefício a outros quatro pontos da cidade, como detalha o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari. "A Estrada do Aloque, no bairro Jabotiana, foi o primeiro ponto a ser contemplado com o asfalto fresado. Em seguida, levamos ao conjunto Princesa Isabel, na região do Santos Dumont, e, logo após, atuamos na Soledade. Foi então que, em maio, o prefeito Edvaldo nos determinou que integrássemos ao cronograma da Empresa a zona de Expansão", explicou Ferrari.