Prefeitura promove evento para integrar grupos atendidos na UBS Geraldo Magela

Saúde
20/08/2019 16h36

Na manhã desta terça-feira, 20, a Prefeitura de Aracaju promoveu uma atividade de integração para os usuários da comunidade do bairro Orlando Dantas. Intitulado 'Conectados', o evento teve como objetivo socializar, de forma lúdica e integrativa, os grupos organizados e atendidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Geraldo Magela.

De acordo com a psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família da 2ª Região de Saúde de Aracaju (Nasf 2), Lyvia de Jesus, a ideia partiu das estudantes de Enfermagem que estagiam na UBS. “Elas tiveram a ideia de criar o evento para juntar esses grupos e para atrair mais usuários, pois observaram que cada um atuava de forma separada. O evento funcionou como uma feira de exposições, para mostrar o que cada grupo oferta e atrair mais participantes”, explicou.

A acadêmica Verônica Ramos Santos disse que foi possível apresentar os cinco grupos disponíveis da própria UBS e cinco grupos do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf). “Na ação ainda tivemos teatro de fantoches, dinâmicas para que os usuários e funcionários pudessem se conhecer melhor e para que eles enxergassem que todos fazem parte de uma mesma unidade. Também fizemos atividades de zumba e ofertamos um lanche saudável. A primeira edição foi um sucesso e vamos estudar a possibilidade de promover esse evento duas vezes por ano”, completou Verônica.

Grupos da UBS

Atualmente, a UBS Geraldo Magela conta com os grupos “Viver bem”, que atua na promoção da saúde a partir da Academia da Cidade; o “Superação”, para auxiliar usuários na superação de momentos difíceis da vida, o “Coração Sadio”, para as pessoas que vivem com hipertensão arterial; o “Adoçando a Vida”, que atende pessoas que vivem com diabetes, e o “Cantinho das Gestantes”, que promove atividades durante o pré-natal das mulheres assistidas.

O Nasf 2 gerencia mais cinco grupos na UBS Geraldo Magela: o “Sensibilizando o ambiente”, voltado aos próprios funcionários com o intuito de melhorar a integração entre eles; o “Mexa-se” e o “Zumba”, que promovem atividades físicas; o “Qualidade de Vida”, que acompanha os profissionais do Programa da Academia da Cidade, e o “Trabalhando a mente”, que atua para a melhoria das funções cognitivos dos idosos.