Equipe de Educação Ambiental da Emsurb reforça ações de combate ao Aedes no Dom Luciano

Serviços Urbanos
20/08/2019 16h38

Após o grande mutirão de ações de combate ao Aedes aegypti realizado pela Prefeitura de Aracaju no sábado (17), nesta terça-feira, 20, foi a vez da equipe de Educação Ambiental da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) entrar em ação no bairro Dom Luciano, zona Norte da capital. 

Entre residências e estabelecimentos comerciais, levando panfletos informativos, cerca de 16 jovens dialogaram com a população da área sobre os dias e horários da coleta domiciliar na localidade e, ainda, sobre temas envolvendo o correto tratamento do lixo doméstico, que, quando mal acondicionado, pode gerar pequenos reservatórios de água, a exemplo de copos descartáveis e embalagens plásticas, e possíveis criatórios para as larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Enquanto a equipe visitava as residências e conscientizava os moradores, cerca de 80 profissionais deram continuidade à ação de limpeza geral na região, com serviços de roçagem mecanizada, capinação e retirada de resíduos, iniciada no sábado, no mutirão que envolveu diversos órgãos municipais.

Para o Gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Rodolfo Costa, por meio dessa estratégia de divulgação, a Prefeitura integra ainda mais a população às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti que estão sendo desenvolvidas pela gestão durante os mutirões.

“Nossa intenção é fazer com que a população junte-se à gestão, agindo de forma integrada, para que, unidos, possamos manter a cidade de Aracaju com o índice de baixo risco, no que diz respeito à epidemia”, destacou Rodolfo.

Comerciante do bairro há oito anos, Leandro dos Santos aprovou a iniciativa. “Trabalhos assim sempre causam um impacto positivo e isso é bom para comunidade. Eu e minha esposa já estamos habituados a fazer a separação do lixo e sempre estamos atentos àqueles materiais que podem acumular água parada”, comentou o negociante.

“O trabalho feito pela Prefeitura é ótimo. Infelizmente, mesmo havendo o caminhão de coleta, muitos continuam jogando lixo em qualquer lugar. Espero que as pessoas aprendam a ter mais consciência, pois não basta só um ou dois fazerem a sua parte”, disse a dona de casa Elenildes da Cruz Santos, residente do bairro há pouco mais de um ano.