Prefeitura de Aracaju realiza diversos serviços de limpeza no período noturno

Agência Aracaju de Notícias
22/08/2019 07h00

Enquanto algumas pessoas estão indo para casa depois das 18 horas, Ednaldo Lourenço está apenas no início da jornada de trabalho. Ele e o colega têm a missão de deixar parte da rua Acre limpa. O serviço é diário e feito com carinho. “Eu faço esse serviço há um ano e nove meses. Faço com amor porque gosto do meu trabalho. É daqui que eu sustento a minha família. Além disso, eu estou cuidando da cidade e os moradores ficam satisfeitos também”, disse o agente de varrição, Ednaldo Lourenço da Silva, de 52 anos.  
 
O serviço de varrição é apenas um dos executados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), no período noturno. A limpeza é feita em vários pontos da cidade. Um deles é a região central de Aracaju. Quando as lojas fecham, os agentes entram em cena para deixar o ambiente limpo. Quem trabalha no calçadão faz questão de ressaltar a importância do serviço. “Esse trabalho de varrição é necessário porque no outro dia quando o cliente chega vê o calçadão em ótimo estado e se sente convidado a comprar. Quem gosta de ficar em um ambiente sujo?”, perguntou Maria Jucineide Oliveira Santos.
 
A autônoma Jucineide também aproveitou para fazer um alerta. “Temos que pensar na cidade como um todo. Quando a gente suja, a gente prejudica o outro também. Certa vez, um agente de limpeza me perguntou se eu era daqui de Sergipe, pois uma vez tirei lixo da minha bolsa para jogar no coletor. Ele achou estranho porque muita gente não tem essa consciência e joga papel no calçadão. Não está nem aí. Nem pensa que pode entupir as calhas e bueiros”, alertou. 
 
De acordo com o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, 57 agentes de limpeza trabalham à noite para manter a cidade limpa e organizada. “Esse total é dividido por região. No bairro Siqueira Campos, por exemplo, são oito varredores e um agente coletor. No Centro, o número é maior por causa da demanda. Portanto, são 22 varredores e dois agentes coletores fixos. Para os demais bairros de Aracaju, a gente conta com 22 agentes de varrição e dois cabos de turno. É importante frisar que essa escala é diária”, explicou. 
 
Coleta domiciliar
 
Dentro do cronograma da Emsurb também tem os serviços de irrigação, fiscalização de espaços públicos e de ambulantes, apreensão de animais e coleta de lixo domiciliar.  Charles de Oliveira mora há quase quatro anos na rua Guaporé, no bairro Siqueira Campos. Ele conta que a coleta na localidade é regular e garante a eficiência do serviço. “A coleta é feita todos os dias. Eles não deixam de passar por aqui. Esse serviço funciona muito bem. A gente não tem o que falar. Se você passar e notar a rua suja é porque o próprio morador sujou, pois  a Prefeitura deixa tudo limpo”, frisou. 
 
Mércia Cristina Alves Nascimento trabalha há seis anos em uma loja situada no Siqueira Campos. Segundo ela, a coleta domiciliar é feita em todas as ruas da região. “A gente fica feliz por ver o nosso dinheiro sendo bem aplicado. É importante ter esse retorno. Além do mais, é gratificante ver as ruas limpas. Isso representa uma cidade bem cuidada, pensada pelo nosso gestor”, ressaltou. 
 
O presidente da Emsurb Luiz Roberto Dantas ressaltou a importância do serviço para proporcionar uma melhor qualidade de vida ao cidadão aracajuano.  “A Emsurb tem por obrigação manter algumas atividades por um horário mais prolongado por causa das características do serviço. Isso mostra que tem serviços que são contínuos e fazem parte de uma programação elaborada previamente”, afirmou.