Secretário da Infraestrutua participa de reunião-almoço promovida pelo Fórum Empresarial de Sergipe

Obras e Urbanização
21/08/2019 06h40

Representando a Prefeitura de Aracaju, o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, participou, nesta terça-feira, 20, de reunião-almoço promovida pelo Fórum Empresarial de Sergipe. Na oportunidade, Ferrari elencou os investimentos feitos pela atual gestão municipal, que impulsionam o desenvolvimento socioeconômico da capital sergipana, e destacou também todo o trabalho preventivo para reduzir os transtornos causados pelas chuvas.

Durante o evento, que acabou se configurando em uma verdadeira audiência pública, Ferrari fez um relato sintético sobre o Planejamento Estratégico adotado pela administração, o qual concilia ações imediatas com políticas públicas de médio e longo prazos. "Para compreender a atual configuração urbanística de Aracaju é preciso fazer um recorte temporal para compreender como se deu a ocupação e a natureza geomorfológica da nossa cidade. Antes, onde haviam charcos, dunas, manguezais e lagos naturais há bairros inteiros. O nível da cidade é mais baixo que o nível do mar e sofremos com o fenômeno das marés altas", explica o secretário.

Ao longo de sua explanação Ferrari foi indagado sobre a avaliação da Prefeitura acerca do episódio das últimas chuvas e o que pretende fazer para minorar possíveis eventos semelhantes. O empresário e coordenador do Fórum Empresarial, Milton Andrade, questionou o secretário da Infraestrutura quanto ao planejamento administrativo que tem sido executado para evitar alagamentos.

"Se levarmos em consideração que choveu em poucos dias o triplo do previsto para todo o mês de julho, podemos afirmar que a drenagem da cidade suportou bem. Tivemos o caso da Euclides Figueiredo, onde mantivemos o caminhão de sucção em permanente plantão, e os episódios registrados no bairro Jabotiana. E aqui vale destacar que a influência do Rio Poxim foi determinante para as inundações do JK, Sol Nascente, Santa Lúcia e Largo da Aparecida", assegurou o secretário, ao destacar que estudos complementares para a área estão em andamento, como a dragagem do Rio Poxim.

Na reunião, tratou-se, ainda, de outros assuntos, como especulação imobiliária, compatibilidade de implantação de comportas nos canais de macrodrenagem, atualização da legislação urbanística, empreendimentos na Zona de Expansão. "Cada assunto abordado pelos empresários foi absorvido e serão levados até o prefeito para análise e encaminhamentos. Mas o diálogo foi muito civilizado e sentimos das forças produtivas muita sensibilidade em compreender o momento pelo qual passa o país e o trabalho empreendido pelo prefeito Edvaldo Nogueira para viabilizar recursos para modernizar a infraestrutura da cidade", ressaltou Ferrari.

No encontro, o secretário esteve junto ao diretor de Obras da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Geraldo Santana; dirigentes da Deso (Companhia de Saneamento de Sergipe); representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Sergipe; dirigentes da ASEOPP (Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas); do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Sergipe (Sindesp); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SE); e de outras entidades.