População aprova recapeamento asfáltico da avenida São João Batista feito pela Prefeitura

Obras e Urbanização
21/08/2019 15h20

Quem trafega pela avenida São João Batista, via que corta o bairro Ponto Novo, percebe a diferença. Os mais de 1,5km que perfazem toda a extensão da via ganharam um novo pavimento, a partir do Programa de Recapeamento Asfáltico, executado pela Prefeitura de Aracaju, que modificou positivamente a malha antiga da avenida, então danificada. Para isso, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) utilizou aproximadamente 1,4 mil tonelada de asfalto e esta mudança é reconhecida por moradores da região e por  quem transita por esta via.

A servidora pública Nilza Lopes mora no conjunto Castelo Branco e faz uso diário da São João Basista. Para ele, esta intervenção da Prefeitura melhorou muito o trânsito. "Não tenho porque reclamar. Pelo contrário, moro aqui perto todo e dia passo de carro e sinto a diferença do que era antes e como está agora. Adorei tudo", destaca dona Nilza.

"Não acreditei quando vi e agora só me resta agradecer à Prefeitura por fazer uma coisa linda dessas para a gente. Antes, quando vinha gente para casa eu orientava a vir pela avenida Augusto Franco ou pela Nestor Sampaio, mas, agora, eu sempre falo para pegar a São João Batista. É mais rápido e ficou uma maravilha. Nota 10", elogia a dona de casa Renilde Cruz, outra moradora do Castelo Branco que se mostra satisfeita com a obra da Prefeitura.

Os benefícios deste trabalho vai muito além das fronteiras do Ponto Novo, como explica o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, ao destacar que, a reutilização do asfalto retirado da via possibilita à gestão municipal uma economia significativa. "O Programa de Recapeamento foi uma medida criada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, em 2017, cujo objetivo é melhorar a malha viária com o asfalto produzido na usina da própria Emurb. Além dos aspectos intrínsecos da mobilidade, uma novidade que incrementa ainda mais o Programa é a reutilização do material fresado em outras vias da cidade", explica.

 "Começamos o recapeamento bem no início de junho, fresando o antigo asfalto e recolocando outra camada, por etapas, e as primeiras intervenções foram nas proximidades da rua Frei Canelo. Depois, levamos para a parte que dá acesso à avenida Tancredo Neves, voltamos à rótula da avenida poeta José Sampaio e concluímos no entroncamento com a Nestor Sampaio. É mais de um quilômetro e meio totalmente recapeado", ressalta Ferrari ao detalhar a execução dos serviços na avenida São João Batista.

Programa de Recapeamento

Lançado em setembro de 2017, o Programa de Recapeamento começou pelas avenidas Alexandre Alcino e Juarez Conrado Dantas, no bairro Santa Maria, e chegou a outras partes da cidade, como os bairros América, Centro, Getúlio Vargas, Jardins, São José, somando mais de 30km de ruas e avenidas contempladas. "É um avanço na mobilidade que os aracajuanos sentem no cotidiano ao compararem a malha viária antes e depois de Edvaldo na Prefeitura", finaliza Ferrari.