Cine SUSgestão promove debate sobre atendimento à população de rua

Saúde
22/08/2019 16h21

O filme ‘Consultório na Rua: equipe em prol da população de rua’, dirigido por Berenice Mendes, foi exibido na tarde desta quinta-feira, 22, no Centro Cultural de Aracaju, na praça General Valadão. O documentário analisa o Consultório na Rua e a iniciativa faz parte do projeto realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Educação Permanente (Ceps).

Este mês, a temática trabalhada se refere à população em situação de rua, em alusão ao 19 de Agosto, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A data traz consigo o ocorrido em 2004, conhecido como "Massacre da Sé", no qual 15 pessoas que utilizavam o espaço da Praça da Sé em São Paulo, como moradia improvisada e foram brutalmente atacadas, resultando em 7 mortos e 8 feridos. É uma data para lembrar os avanços alcançados e reforçar que a luta pela garantia dos direitos é contínua.

Todas as edições do Cine SUSgestão trazem convidados especializados na temática abordada e, para exibição desta quinta, estiveram presentes usuários dos Centro de Atenção Psicossocial (Caps), do Centro Pop e profissionais da Assistência Social, da Saúde e da Justiça que trabalham com esse público.

Desta vez, o evento contou com a coordenadora do Consultório na Rua, Éricka Henriques. "Esse evento privilegia a educação em saúde e a importância da arte para quem lida com pessoas que estão nas ruas e precisam de cuidados. Convidamos pessoas em situação de rua que são acompanhadas pela equipe do Consultório, para falarem sobre sua vivência na rua”, destacou.

De acordo com a área técnica de Educação Popular em Saúde, Kátia Aragão, o Cine SUSgestão oferece educação permanente aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju. "Estamos no terceiro ano do projeto e a cada mês a sensação é a melhor possível. Os trabalhadores comparecem e é muito bacana essa interação. É uma oferta que não deixa de ser trabalho, pois os mesmos se reúnem e discutem temas relacionados ao dia a dia deles", afirmou.

A coordenadora da Caps AD Primavera, Luciana Rodrigues, também afirmou que o evento ensina bastante sobre o trabalho realizado pelo SUS. “Eu, particularmente, acho esses encontros bem proveitosos. É o momento para refletirmos sobre as temáticas abordadas e também para discutirmos esses temas com os colegas de trabalho", colocou.

Dados do Consultório na Rua

A Política Nacional para a População em Situação de Rua foi instituída em 2009 e, em Aracaju, há quatro anos, foi implementada a equipe do Consultório na Rua (CNR), que trabalha com esse público, a fim de garantir o acesso ao cuidado, além de visibilidade e equidade. Atualmente, a equipe conta com um clínico, uma assistente social, uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem, uma coordenadora e uma apoiadora institucional.

De janeiro a julho de 2019, o Consultório realizou 665 atendimentos, dentre os quais consultas, atendimentos nas Unidades e nas ruas, procedimentos clínicos e retornos. Além desses dados, temos ainda as ações conjuntas com outros programas, busca ativa, ações de vacinação, testagem rápida, aferição de pressão e de glicemia.

“A equipe tem como ponto de apoio a USF Maria do Céu, porém, suas ações são realizadas in loco, nas ruas. As ações acontecem de maneira integrada e compartilhada com a Atenção Básica, e quando necessário com os demais centros de atenção em Saúde, Assistência e Segurança Pública. Os agravos de maior incidência encontrados entre a população assistida pela Equipe do Consultório na Rua de Aracaju se referem às patologias cardíacas, hipertensão, afecções cutâneas e bucais, ISTs, Hepatopatias, Tuberculose, desnutrição, transtornos psíquicos provocados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas e consultas de pré-natal”, informou Éricka.