Prefeitura capacita profissionais da Atenção Primária sobre atendimentos de IST/Aids

Saúde
22/08/2019 16h53

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferece aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) o Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais. Uma das atribuições do Programa é a educação em saúde e, para isso, foram iniciadas, durante esta semana, as Oficinas de Capacitação em Serviço, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Antônio Alves (bairro Atalaia) e Augusto Franco (Farolândia).

Estas oficinas fazem parte da estratégia de integração da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária para os profissionais de saúde sobre o fluxo de atendimento das pessoas diagnosticadas com IST's, Aids e hepatites.

“É um formato de irmos até aos serviços, porque é mais fácil conseguirmos falar com os profissionais sem prejudicar o atendimento ao usuário do SUS. É uma capacitação desde o teste rápido, que é o diagnóstico precoce, até a linha de cuidado com o encaminhamento de todas as IST’s. É a atualização de todos os protocolos de atendimento das IST’s, HIV e hepatites”, explicou a coordenadora do Programa Municipal, Débora Oliveira.

As capacitações, realizadas em todas as 45 UBS de Aracaju, foram iniciadas neste mês e prosseguem até dezembro. As próximas unidades que receberão a oficina serão a Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos), a Niceu Dantas (Mosqueiro), a João Bezerra (Povoado Areia Branca) e Fernando Sampaio (Conjunto Castelo Branco).

Atuação

O Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS trabalha nas 45 UBS do município, ministrando palestras, orientando, disponibilizando preservativos e fazendo testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

A Saúde também atua no Serviço de Atendimento Especializado às Pessoas Vivendo com HIV/Aids (SAE) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que ficam localizados no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar)do bairro Siqueira Campos, além do Previna Móvel, uma unidade itinerante de CTA que realiza testes rápidos.