Escola de Governo capacita servidores municipais sobre autoconhecimento

Planejamento e Orçamento
22/08/2019 16h59

Durante toda a manhã desta quinta-feira, 23, cerca de vinte servidores de diversos setores do Executivo Municipal participaram, na Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), do curso "Autoconhecimento, Realização Profissional e Pessoal". O foco do encontro foi aperfeiçoar as habilidades e competências que contribuirão para melhor segurança, tomada de decisões, realização de tarefas e otimização de resultados no dia a dia daqueles que fazem a Prefeitura de Aracaju.
 
De acordo com a pedagoga Conceição Góis, ministrante do curso, durante a capacitação os participantes tiveram a oportunidade de se autoconhecer. "Eles realizaram a 'roda da vida', que é uma ferramenta focada na descoberta de como estamos hoje, seja nos relacionamentos, na profissão, se a gente está focado na conquista dos nossos objetivos", disse agradecendo o convite para estar ministrando o curso.

Para a assistente social da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Martha Figueiredo, "a palestra foi muito agregadora porque permitiu que a gente se conhecesse um pouco mais e, nessa condição, você passa a ajudar muito mais ao outro", disse. "Todo mundo tem sonhos, e alguns desses sonhos são alinhados a frustrações, quando não realizados. Então, quanto mais a gente conhece nossas forças, dificuldades, limitações e potencialidades, mais fácil será de realizarmos nossos sonhos", destacou a assistente social.

Corroborando com o que disse Martha, a agente comunitária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e membro do Conselho Municipal do Direito da Mulher (CMDM), Joseneide Dantas, falou que cursos como o promovido pela Esgap nesta quinta devem acontecer com mais frequência. Ela também pontuou que seu trabalho é voltado à comunidade e movimentos sociais. "Eu não imaginei o quanto esse curso mudaria minha vida, minha forma de pensar e elevar ainda mais minha autoestima, inclusive, no sentido profissional".

A coordenadora psicossocial da Esgap, Ana Dalva, destacou o sucesso do curso. "O que promovemos aqui hoje foi um importante momento de reflexão com o propósito de que cada um dos presentes pudesse criar meios e mecanismos no sentido de melhorar a sua autoestima, despertar a curiosidade, ver a importância de estarmos psicologicamente e fisicamente bem, para então podermos ver que sempre haverão empecilhos em nossas vidas, mas que devemos sempre seguir em frente", celebrou.