Programa de Recapeamento contempla eixos viários no sentido leste/oeste da capital

Obras e Urbanização
22/08/2019 17h16

Um novo impulso nas políticas de mobilidade urbana foi dado na manhã desta quinta-feira, 22, quando o prefeito Edvaldo Nogueira autorizou o recapeamento asfáltico do eixo viário composto pelas avenidas Gonçalo Rollemberg Leite e Francisco Porto. Por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura de Aracaju iniciou a revitalização do pavimento das duas vias com a aplicação de 5,6 mil toneladas toneladas em cerca de 5km, serviço que deve ser concluídos em 60 dias. Os serviços começaram com a fresagem do antigo piso da Nova Saneamento, no cruzamento com a avenida Augusto Franco.

Antes do processo de fresagem, testes de deflexões do pavimento foram realizados. Isto é importante para aferir se o asfalto permanece rígido, semirrígido ou flexível, fundamental para não comprometer a base e a sub-base que dão sustentação à camada superior. "Com os novos equipamentos adquiridos pela Emurb, como a fresadora e a acabadora, o trabalho no sistema viário ganha em qualidade e quantidade nas via atendidas. Aqui, por exemplo, antes mesmo de qualquer coisa, um técnico laboratorista fez um levantando entre a avenida Augusto Franco até o elevado que separa a Nova Saneamento da Francisco Porto", explica o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

Com a amostragem devidamente catalogada, a fresagem foi iniciada e a cada trecho os técnicos avaliavam se espessura do asfalto compromete a base mais profunda. ""Em média, a nova camada asfáltica terá 3cm, mas, antes de retirar o material antigo, temos que identificar os locais mais danificados e onde há necessidade de aumentar ou diminuir a camada. O objetivo destas análises é, na verdade, preservar todo o material que compõe a base", detalha Ferrari.

Potencializar o Recapeamento

A partir deste eixo de trânsito, o Programa de Recapeamento vai priorizar outras avenidas situadas no sentido leste/oeste da capital. "Depois de apresentarmos ao prefeito um levantamento do estado do pavimento das principais avenidas, solicitamos sua autorização para recapear os eixos viários que cortam a cidade, desde os bairros mais próximos do litoral até a zona Oeste. Ele concordou e começamos pela Gonçalo Rollemberg. Ao finalizar essa via, divulgaremos outro ponto a ser contemplado pelo Programa, que foi lançado em 2017, e que já atendeu vários bairros", garante.

O material fresado é levado à usina da Emurb, onde passa por um processo de reciclagem para ser reutilizado em ruas e estradas ainda sem piso asfáltico. Mais sustentabilidade, menos custo.   

História

A lLei Municipal Nº 548/77 deu nome à avenida Dr. Gonçalo Rollemberg Leite, enquanto a Francisco Souza Porto recebeu este nome a partir da Lei Nº 683/80. Esta, antes, era conhecida como avenida Saneamento, enquanto a primeira se popularizou como Nova Saneamento. Isto porque a parte correspondente, hoje, à Francisco Porto era urbanizada, enquanto seu prolongamento ainda era um vasto areal. Quando o poder público deu sequência ao trabalho estruturante, a Gonçalo passou a ser chamada de Nova Saneamento.