Moradores do Pantanal destacam melhorias no loteamento após as obras de infraestrutura

Agência Aracaju de Notícias
24/08/2019 08h00

A conclusão das obras de infraestrutura do loteamento Pantanal, executada pela Prefeitura de Aracaju, proporcionou uma nova perspectiva de vida aos moradores da localidade. Ao total, 14 ruas do loteamento foram contempladas com serviços de terraplanagem, pavimentação asfáltica e construção de calçadas, resultado de um investimento superior a R$3 milhões, conveniados entre o Município e o Governo Federal.

A urbanização do Pantanal levou para os moradores, além de melhor qualidade de vida, o desejo de cuidar daquilo que lhes foi entregue. A aposentada Maria Nascimento, 78, mora no loteamento há 8 anos e relembra que, antes desta obra, a situação era bem precária, principalmente nos períodos chuvosos. Agora, os moradores fazem questão de zelar e manter tudo em perfeito estado, como ressalta dona Maria.

“Acho que todo o serviço feito aqui foi muito bom, porque antes enchia de água e era horrível, ficava tudo cheio de lixo quando chovia. Agora está bom, a gente varre as calçadas e a rua. Tem a vizinha aqui da frente que varre a rua toda, ela tem o prazer de varrer porque está tudo bonitinho aqui, ela até diz: “Eu estou ganhando da Prefeitura!”, contou, sorridente, a aposentada.

A partir da conclusão dos serviços estruturantes no loteamento, a comunidade local desfruta, também, de melhor mobilidade. Pelas atuais condições do Pantanal, os motoristas ganharam melhor acesso ao loteamento, garantindo melhor trânsito para os habitantes e assegurando serviços básicos como a coleta de lixo, como salientou a pedagoga Liliane Gomes.

“Melhorou muito, deu mais acessibilidade para o loteamento, porque antes até os motoristas de aplicativo tinham receio de entrar, não tinha tanta mobilidade e agora está melhor. Agora está mais fácil até para o carro do lixo entrar, com isso melhora a limpeza”, disse Liliane, enfatizando os benefícios que surgiram com a obra.

Outro efeito positivo da nova infraestrutura do loteamento, destacada pelo mototaxi Jameson Silva, é o saneamento básico. O morador afirma que o esgoto a céu aberto e a lama eram grandes problemas, além dos alagamentos em épocas de chuva.

“Tudo o que foi feito aqui trouxe melhorias para um povo que era esquecido, porque a gente era na lama, calçada não tinha padrões como está agora, quando chovia algumas casas enchiam, tinha esgoto a céu aberto. Aqui melhorou tudo! Agora pode chover o quanto for, porque as casas não enchem mais, não se vê ratos como era antigamente, está tudo 100%”, afirmou, destacando ainda a facilidade adquirida para transportar seus passageiros, já que agora não precisa mais lidar com a lama.