Prefeitura acompanha e orienta mães assistidas na UBS Augusto Franco durante amamentação

Saúde
23/08/2019 16h31

A Prefeitura de Aracaju, visando à adesão ao aleitamento materno exclusivo e a orientação das mães, viabilizou no início deste mês a criação do Ambulatório de Amamentação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Augusto Franco, que está sendo realizado durante o pré-natal das gestantes assistidas.

De acordo com a residente e fonoaudióloga, Maysa Muniz, a ideia do ambulatório surgiu com o objetivo de apoiar as gestantes do Augusto Franco, acompanhando o processo inicial da amamentação de cada paciente desde o pré-natal, até o parto e o puerpério.

“Na gestação surgem diversas dúvidas sobre como amamentar corretamente, o que fazer para o bebê mamar o suficiente, por exemplo. Além disso, é normal que a mãe passe por momentos difíceis, como o surgimento de fissuras na região dos mamilos, algo extremamente comum e dolorido. No ambulatório, tiramos todas estas dúvidas e mostramos que mamas contribuem para que a criança tenha dentes bem posicionados, desenvolva a fala corretamente e respire pelo nariz, além de exercitar os músculos responsáveis pela mastigação e deglutição dos alimentos”, esclareceu.

A falta de informação é um dos fatores que mais impede que as mães amamentem adequadamente. O ato de amamentar, além de fortalecer o vínculo mãe e bebê, é também a melhor forma de garantir que a criança se desenvolva de maneira saudável. Nenhum alimento substitui o leite materno e suas propriedades.

“O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê, sendo exclusivo até o sexto mês e complementado até o segundo ano de vida. É de fácil digestão, não sobrecarregando o intestino e os rins do bebê, além de permitir o fortalecimento do binômio mãe-bebê, fortalecendo os laços familiares”, explica a enfermeira Daiane Cardinalli.

Experiência

Moradora do Augusto Franco e mãe pela segunda vez, Josineide da Cruz fez sua consulta no ambulatório, onde passou a entender os benefícios da exclusividade do leite materno. “Fico feliz em receber dicas de como cuidar do bebê. Compreendi que o leite materno é o alimento mais rico e importante que uma mãe pode fornecer ao seu filho. Antes eu não sabia nem como fazer com que meu primeiro filho conseguisse pegar direito no peito e tinha muito receio. Aos poucos, fui amamentando melhor e hoje, nesta segunda gestação, só darei leite materno", disse.

“As consultas do ambulatório de amamentação acontecem dentro das consultas do pré-natal, e o tema das consultas sempre são sobre o aleitamento materno, pois o leite da mãe oferecido de forma exclusiva para o seu bebê protege a mãe de anemia, da perda de sangue em grande quantidade no pós-parto e diminui a chance da mãe desenvolver algumas doenças”, disse a enfermeira Raquel Tavares, que também faz parte da equipe.