Moradores do Japãozinho vislumbram melhorias com a segunda etapa das obras de infraestrutura

Agência Aracaju de Notícias
27/08/2019 08h30

A Prefeitura de Aracaju iniciou, neste mês, a segunda etapa da obra no bairro Japãozinho, zona Norte da capital. Beneficiados com uma nova infraestrutura que oferece terraplanagem, drenagem pluvial, esgotamento sanitário e pavimentação asfáltica de 11 ruas, moradores da comunidade já estimam os benefícios que a obra trará depois de concluída.

“Aqui no Japãozinho, quando chovia muito, era um verdadeiro transtorno porque alagava tudo, as casas enchiam de água e as pessoas perdiam seus móveis. Mas pelo que pude vê da obra até agora, tenho certeza que tudo isso vai mudar, vamos ter dias melhores para viver sem medo de ficarmos ilhados ou ter nossas casas invadidas pela água da chuva”, afirma o mecânico Pedro de Andrade, morador do bairro.

A expectativa de Pedro condiz com a realidade, já que a obra propicia a construção de duas lagoas com capacidade de 4.000 m² para reter as águas pluviais, além de um canal em gabião com cerca de 170 metros de extensão, para fortalecer a estrutura da parte mais elevada do bairro e garantir o escoamento das águas servidas.

Cerca de 50 operários atuam nos serviços basilares e garantem a execução da obra que, mesmo estando na fase inicial, revela aos moradores sua magnitude e tem seu ritmo de execução aprovado pela comunidade local. “A obra é imensa e acredito que o andamento está ótimo, tenho certeza que vai ser entregue em breve. Estou gostando, está bacana”, elogia o mecânico Geraldo Rodrigues.

Em frente à oficina de Geraldo o terreno que antes era coberto de mato agora é ocupado pelas máquinas que trabalham diariamente. “Todos os dias quando abro a oficina as máquinas e os homens já estão trabalhando. E essa rotina nos traz segurança em poder morar aqui porque depois que essa obra for concluída não teremos mais preocupações com enchentes e nenhum transtorno causado pelas chuvas”, afirma Geraldo.

“Acredito que nossa comunidade só tem a agradecer à Prefeitura pois esperávamos por essa obra há muito tempo. Os reparos que estão fazendo nas ruas ao colocar o meio-fio são importantes, pois impedem que a água das chuvas escorram para dentro das casas e deixa a rua mais bonita, valorizada”, afirma o aposentado por invalidez Francelino Souza dos Santos.

Para a execução da obra, a Prefeitura investide cerca de R$15 milhões, com recursos conveniados entre o Município e o Governo Federal.