Parceria entre Fundat e Ferreira Costa capacita mais de 300 cidadãos

Formação para o Trabalho
26/08/2019 16h31

A Prefeitura de Aracaju tem adotado medidas para promover a economia dos recursos públicos sem deixar de proporcionar melhorias na vida dos aracajuanos. Nesse sentido, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) firmou uma parceria, no mês de junho, com o Home Center Ferreira Costa, que beneficiou 306 cidadãos a partir da oferta de cursos e oficinas de capacitação, voltadas ao segmento da construção civil, as quais foram realizadas no auditório da empresa parceira, no bairro Inácio Barbosa.

A iniciativa conjunta disponibilizou, apenas no mês de julho, 428 vagas para capacitação no ramo da construção civil. Foram oito tipos de oficinas destinadas às funções de pedreiro, ajudante de pedreiro, encanador, eletricistas e pessoas que buscavam experiências nesse ramo. A entrega de certificados, realizada no Ferreira Costa, ocorreu neste mês e contou com a presença da presidente da Fundat, Edivaneide Lima, da diretora de Formação Profissional (Dirfop), Sandra Magna Rezende, do diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo (Direc), Arnaldo Almeida, e dos representantes do Home Center, Carla Sobral e Tiago Silva.

A presidente da Fundat expressou a alegria em contribuir com a vida daqueles que decidiram participar das oficinas e ressaltou que o vínculo entre as instituições só tende a crescer e possibilitar mais oportunidades de qualificação e empregabilidade para o cidadão, com objetivo de facilitar o ingresso no mercado de trabalho. “A tendência é aumentar o leque de capacitações, e nada melhor do que alinharmos isso à empregabilidade. Desta forma, nós reforçamos a parceria com o Ferreira Costa, e conversamos com o setor de Recursos Humanos (RH) da empresa, para que, ao término das qualificações, esses formandos tenham prioridade na oferta de mão de obra”, enfatizou Edivaneide Lima.

A representante do Ferreira Costa, Carla Sobral, juntamente com os diretores da empresa, demonstrou entusiasmo em atuar em parceria com a Fundat. “É muita felicidade fazer parceria com a Fundat, eu me sinto parte do time. A gente trabalha em uma cooperação diária com a equipe dessa Fundação, que sempre nos apoia. O resultado é ver a felicidade, o sorriso e poder ajudar as pessoas a darem o primeiro passo e animá-los, para continuarem buscando uma oportunidade todos os dias”, disse.

Entrega dos certificados

O momento da entrega dos certificados foi de muita celebração para os representantes das instituições e mais ainda para os participantes. O ajudante de pedreiro Aroaldo Sabino, 40, participou das oficinas para aprimorar mais o seu serviço que presta. “As oficinas foram muito boas, me ajudaram bastante, principalmente nas formas de usar as novas ferramentas que uso no trabalho”, conta Aroaldo.

Diante das dificuldades encontradas para retornar ao mercado de trabalho, a diarista e autônoma Eliane Batista procurou a Fundat para acumular, por meio dos cursos e oficinas,  experiências com o intuito de facilitar seu reingresso ao campo profissional. “Estou aqui com grande alegria para receber os certificados, frutos dessa parceira da Fundat com o Ferreira Costa, que uniu as famílias representadas nas oficinas, para que pudéssemos agregar conhecimento e valores morais”, diz Eliane.