Prefeitura de Aracaju garante limpeza regular nas praias da capital

Serviços Urbanos
26/08/2019 16h43

A Prefeitura de Aracaju garante, diariamente, a devida limpeza e organização das praias da cidade, bastante frequentadas pela população local e turistas, principalmente aos finais de semana. Assim, nesta segunda-feira, 26, cerca de 50 profissionais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuaram na região da Orla de Atalaia, no trecho entre o farol da Coroa do Meio e as praias da rodovia José Sarney, com os serviços de  varrição e recolhimento de lixo.

Divididos em equipes, garis e margaridas trabalharam na coleta de resíduos em toda a extensão da avenida Santos Dumont. Simultaneamente e com o apoio de um caminhão caçamba e uma máquina saneadora, demais trabalhadores atuaram também nas faixas de areia, realizando o gadanhamento e retirada de materiais descartados incorretamente, como copos, garrafas e sacolas plásticas.

Esta ação integra o cronograma regular dos serviços prestados pela Emsurb e busca atender a região, inclusive, em dias com maior circulação de pessoas, como aconteceu no domingo, 25, por ocasião da 18º Parada do Orgulho LGBT, que reuniu centenas de milhares de pessoas na Orla de Atalaia.

De acordo com o Diretor de Operações, Bruno Moraes, para este evento, a Emsurb mobilizou cerca de 30 agentes de limpeza que atuaram no recolhimento dos resíduos na noite da festa e cerca de 50 agentes na manhã desta segunda, para execução das ações de limpeza.

"O lixo da Orla de Atalaia é coletado diariamente e quando há uma demanda maior por conta de alguma festividade ou feriado, aumentamos o número de caminhões coletores e agentes de limpeza”, explicou o diretor. Ainda segundo Bruno, aos sábados, a Empresa recolhe, em média, com trabalho manual, cerca 3,9 toneladas de lixo. Já com a máquina saneadora, são coletadas cerca de 3,5 toneladas de resíduos.

Reconhecimento 

Há dois anos, Cristiano Oliveira comercializa bebidas na praia da Cinelândia, uma das que se encontram na rota de ação dos agentes de limpeza. Segundo ele, a presença constante das equipes no local tem gerado elogios de clientes. “Estando aqui todos os dias, me sinto satisfeito em ver a limpeza sendo feita com frequência. Isso é bom para natureza em si e também para a imagem da nossa cidade, pois sempre ouço comentários, inclusive de turistas, sobre a conservação da praia”, disse Cristiano, popularmente conhecido como Mineiro. 

“Eu não tenho do que reclamar. A Emsurb está de parabéns, sempre faço minhas atividades aqui e vejo que a Prefeitura tem trabalhado para manter nossas praias sem lixo. Poderia ser melhor, se cada um fizesse a sua parte e fizesse o descarte nas lixeiras”, afirmou o banhista Rodrigo Nascimento.