No Siqueira Campos, Prefeitura constrói novas rampas de acessibilidade em calçadas

Obras e Urbanização
28/08/2019 15h16

A Prefeitura de Aracaju iniciou, nesta semana, a construção de quatro novas rampas de acessibilidade nas esquinas das ruas Bahia e Porte Alegre, no bairro Siqueira Campos, zona Oeste da cidade. Essa intervenção urbanística visa a atender uma demanda da comunidade, apresentada à gestão municipal por representantes da sociedade civil.

Executada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a obra contempla, também, a implantação de, piso tátil, indispensável a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os serviços no local devem ser concluídos até a próxima sexta-feira, dia 30.

Essa não é uma ação isolada da Prefeitura. Em diálogo com representantes da sociedade civil, como a Comissão Estadual de Mobilidade e Acessibilidade (CEMA) e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe (OAB/SE), a Prefeitura pactuou um calendário de ações mensais para o melhoramento de aspectos urbanísticos da cidade.

Reunindo-se periodicamente com entidades e pessoas que militam na causa da pessoa com deficiência, o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, garante que a Emurb tem realizado ações semelhantes a que está em execução no bairro Siqueira Campos todas as semanas.

"Estipulamos uma cota mensal de pontos que merecem passar por manutenção, revitalização ou mesmo ser acrescido de novos equipamentos, como é o caso da rua Bahia", ressalta, ao destacar que, as rampas na rua Bahia, além de beneficiar quem transita pela via também contempla os usuários do Cemar (Centro de Especialidades Médicas) Siqueira Campos.

Além deste bairro, outras localidades da cidade já foram atendidos, recentemente, a exemplo da praça Hilton Lopes, o calçadão da rua João Pessoa, praça Fausto Cardoso, avenidas Airton Teles e Ivo do Prado, praça Teotônio Vilela, no bairro Ponto Novo.

Com ações focadas na garantia do direito à acessibilidade, potencializando as políticas de inclusão, a Prefeitura segue atuando para tornar Aracaju uma cidade cada vez mais humana, inteligente e criativa, parâmetros do Planejamento Estratégico da atual gestão municipal.