Prefeitura de Aracaju debate importância da amamentação durante Congresso Nacional de Nutrição

Saúde
28/08/2019 15h52

A Prefeitura de Aracaju participou nesta quarta-feira, 28, do Congresso Nacional de Nutrição, promovido pela Universidade Tiradentes (Unit), com o tema 'Alimentação, Nutrição e Saúde', a iniciativa é voltada à mobilização de nutricionistas, educadores físicos, enfermeiros, médicos e outros profissionais a fim de estabelecer debates sobre a atuação no âmbito nacional e internacional, levantando diversas temáticas relacionadas ao tema.

De acordo com a nutricionista da Área de Promoção e Ações Intersetoriais da Secretaria Municipal da Saúde, Vanessa Barreto, palestrante do Congresso, o Município e a Unit são parceiros na qualificação da área da Saúde e este evento é mais um espaço para a construção desse diálogo.

“Este é mais um momento oportuno para refletirmos sobre temas fundamentais relacionados à nutrição, às práticas avançadas e aos desafios contemporâneos da área. A importância do aleitamento materno e técnicas para o correto desmame foi o tema da minha palestra e juntos vamos aprender uns com os outros, trocar experiências e provocar aproximações que permitam estabelecer ainda mais parcerias”, explicou.

Nutrientes

Ainda segundo Vanessa, a amamentação garante uma vida saudável ao bebê e um melhor desenvolvimento do ser humano até a fase adulta. Ela reforça que a Organização Mundial da Saúde recomenda o leite materno como alimento exclusivo nos primeiros seis meses de vida, que deve ser complementado até os dois anos.

“O leite materno é o mais completo alimento para promover o crescimento e o desenvolvimento infantil. Além de fornecer quantidade de água, proteína, gordura e outros nutrientes, o leite materno também possui inúmeros elementos anti-infecciosos, anticorpos e células vivas, tudo para agir favoravelmente no corpo do bebê, reduzindo assim o risco de mortalidade infantil. Ao contrário do que alguns dizem, não existe leite fraco. A mãe com carências nutricionais, assim como uma mãe mais abastada, com mais condições de se alimentar melhor, terão um leite com as mesmas propriedades, com a mesma composição”, reforçou a nutricionista.