Em dois meses, ações da Prefeitura de combate ao Aedes reduzem notificações em 85%

Agência Aracaju de Notícias
28/08/2019 16h26

De porta em porta, diariamente, os agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde colocam em prática o Plano de Intensificação das Ações de Combate ao Aedes aegypti, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju desde 28 de junho. O objetivo é coibir o aumento de casos de dengue, chikungunya e zika. A medida veio depois da divulgação do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) feita no dia 17 de maio. O estudo apontou o aumento do risco de proliferação do mosquito em determinados bairros da capital sergipana.

Nos últimos dois meses, várias atividades preventivas foram realizadas, como ações de campo, identificação e eliminação de criadouros, localização de terrenos e imóveis abandonados e fechados, limpeza e retirada de volumosos e entulhos em terrenos e ruas, desobstrução de redes pluviais e esgoto, além da promoção de educação em saúde. Essas atividades envolvem a participação das Secretarias do Meio Ambiente e da Assistência Social, das Empresas Municipais de Serviços Urbanos e de Obras e Urbanização, da Defesa Civil e Guarda Municipal. 
 
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, o número de notificações diminuiu, consideravelmente, depois as ações de combate ao Aedes aegypti. “Desde o final de junho, após a criação do Plano de Intensificação de Combate ao Aedes, temos reunido esforços com o intuito de diminuir o índice de infestação no próximo LIRAa. Até agora, o que podemos observar é que semanalmente tem ocorrido uma queda nas notificações. Em julho, 705 pessoas foram notificadas com sinais e sintomas. Já em agosto, até o nosso último levantamento, estamos com 105 notificações. Isso representa uma queda parcial de 85%, o que já demonstra um impacto muito positivo do nosso trabalho diário de controle do mosquito, através de visitas noturnas, aplicação de fumacê costal e mutirões semanais”, reforçou a secretária da SMS.

Visitas Noturnas

Devido à dificuldade de encontrar moradores nos imóveis durante o dia, a Secretaria Municipal da Saúde montou um esquema de visitas domiciliares no período noturno. Durante os meses de julho e agosto de 2019, as intervenções noturnas foram realizadas em 25 bairros de Aracaju. O critério de seleção incluiu no mínimo uma notificação de caso de dengue confirmado e o valor do LIRAa nos locais selecionados. Essa operação tem a atuação de 20 agentes de endemias por dia. Foram visitados 8.263 imóveis, sendo que 40,4% (3341) continuaram sem a inspeção dos agentes, pois estavam fechados. Nos imóveis inspecionados durante a intervenção foram eliminados 537 criadouros, 208 foram tratados.

Mutirão
Durante os dois meses de amplificação das ações de controle do Aedes aegypti em Aracaju, os bairros Japãozinho, Santa Maria, Olaria, José Conrado de Araújo, Industrial, Santo Antônio, Dom Luciano e Pereira Lobo foram contemplados com o mutirão. Em julho, foram visitados 4.698 imóveis, sendo que 1.691 (36%) continuaram sem a inspeção dos agentes, pois estavam fechados. Nos imóveis onde os agentes tiveram acesso, 446 criadouros foram tratados. Essa ação incluiu a participação de 24 agentes.
 
Nos mutirões do mês de agosto, foram inspecionados 5.078 imóveis, sendo que 1.831 (36%) continuaram sem a verificação dos agentes de endemias, pois não tinha ninguém no local momento da ação. Nos imóveis trabalhados durante a intervenção, 442 criadouros foram eliminados e 68 foram tratados. Essa atividade contou com o engajamento de 50 profissionais.  
 
Segundo o coordenador do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Jeferson Joaquim Santana, os mutirões seguem um cronograma pré estabelecido. “Nós vamos continuar realizando os mutirões. No próximo sábado, dia 31, por exemplo, estaremos com a equipe no bairro Cidade Nova. A gente pede a compreensão da população e a participação dela também”, ressaltou. 
 
Trabalho em conjunto

Cumprindo as diretrizes deste Plano, um drone da Sema tem sido utilizado nos
mutirões para ajudar as equipes de campo na vistoria das localidades visitadas. O equipamento, operado por técnicos especializados e capacitados, faz sobrevoos para localizar, em residências ou terrenos, possíveis focos e criadouros do Aedes aegypti. Após a identificação, as equipes são informadas sobre o ponto exato da área suspeita. Os agentes comunitários se encaminham, então, para o local indicado, otimizando o trabalho.

Outra ação realizada pela Prefeitura, através da Emsurb, foi a intensificação no recolhimento de sucatas e veículos abandonados em vias públicas, que poderiam se transformar em criadouros do mosquito. A ação foi realizada em meados deste mês e notificou 89 proprietários para a retirada do bem. Somente nos primeiros dias da ação, 28 veículos tinham sido retirados das ruas.