Projeto Aracaju Segura promove ação com profissionais do Cemar Augusto Franco

Saúde
28/08/2019 16h46

A Prefeitura de Aracaju segue promovendo ações do Projeto Aracaju Segura, e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), integrante do Comitê de Gestão Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento à Violência, do Projeto, tem feito atualizações com os profissionais de saúde sobre notificação de violência interpessoal/autoprovocada.

Nesta quarta-feira, 28, o treinamento aconteceu no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do Conjunto Augusto Franco. A ação integra tanto a Programação Anual de Saúde (PAS) da SMS quanto o comitê do Projeto Aracaju Segura.

“São ações de prevenção à violência que nós estamos fazendo em toda a rede municipal de Saúde: nas unidades básicas, nos centros especializados, nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), iremos à Rede de Urgência e Emergência também. Estamos fazendo uma atualização sobre a notificação de violência interpessoal/autoprovocada para que os profissionais de saúde tenham um olhar ampliado para além do cuidado, da assistência e da importância dele enquanto prevenção, vigilância e promoção da saúde”, informou a  técnica responsável pelo Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva) da SMS, Lidiane Gonçalves.

Atuação

Lidiane reforça que é preciso fortalecer a atuação do profissional de saúde na integralidade do cuidado. Ela disse que a orientação é primeiro fazer o acolhimento humanizado da vítima, depois a notificação dos casos identificados suspeitos ou confirmados de violência e encaminhamento para seguimento do cuidado em rede.

“Se ficarmos só na assistência e não notificar os casos, a violência continua porque é de repetição. Tem muitos usuários que chegam aos nossos serviços não relatando a situação de violência, com problemas psicossomáticos, dores de cabeça constantes, isolamento, depressão e por trás disso pode existir situação de violência. O profissional de saúde está em situação estratégica e pode atuar nesse sentido de prevenção, proteção e encaminhamento do caso. Então é este olhar que nós estamos tentando despertar nos profissionais de saúde”, explicou.

Para a coordenadora do Cemar Augusto Franco, Vanessa Primo, participante desta atualização, é importante esse tipo de ação para evitar a fragmentação do serviço e oferecer algo mais amplo, que todas as categorias profissionais tenham este olhar para o paciente.  “Tenham uma visão maior não só do atendimento, não só da acolhida, no sentido do especialista fazer só o papel dele como médico, como enfermeiro, por exemplo, mas ter o olhar além disso, de perceber o paciente como uma pessoa que veio pedir outro tipo de ajuda, porque uma vítima de violência não quer falar, se o profissional  tiver o olhar apurado ele vai notar. É importante que a gestão venha até o serviço fazer esta atualização da ficha de notificação, é preciso ter este reforço para fazermos uma saúde, cada vez melhor”, frisou.

Dados

As ações da Saúde dentro do Projeto Aracaju Segura iniciaram no segundo semestre do ano passado.  Até o momento, já foram atualizados profissionais de 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos seis Caps, da Unidade de Acolhimento Adulto (UAA), dos dois centros de Especialidades Médicas de Aracaju (do Siqueira Campos e do Augusto Franco) e ainda do Hospital Universitário (HU) e da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

“No total, já foram atualizados 591 profissionais. A atualização terá continuidade nas demais UBS que faltam (20) e na Rede de Urgência e Emergência”, esclareceu Lidiane.