Organização da 18ª Parada LGBT considera apoio da Prefeitura fundamental ao evento

Agência Aracaju de Notícias
28/08/2019 16h57

Marcada pela diversidade, alegria e organização, a 18ª Parada LGBT de Sergipe aconteceu no domingo (25), na Orla de Atalaia, em Aracaju, ao som de Mateus Carrilho. Do principal cartão-postal da cidade, o público LGBTQI+ fez palco de luta por cidadania, em evento cuja realização foi viabilizada a partir do fomento proporcionado pela Prefeitura de Aracaju, que garantiu apoio financeiro e logístico .

“O apoio dado pela Prefeitura na estrutura da festa e na disponibilização das equipes de suas secretarias e órgãos foi muito importante para a realização da Parada,  a maior dos últimos 10 anos”, destaca a coordenadora do evento, Thatiane Araújo.

Thatiane referiu-se ao trabalho conjunto desenvolvido antes, durante e depois da festividade por equipes das secretarias municipais da Assistência Social e da Comunicação Social (Secom), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Guarda Municipal de Aracaju (GMA), determinantes para o sucesso de mais uma edição da Parada.

“Os órgãos cumpriram muito bem os papéis que foram designados para a realização da Parada. Acredito que a Prefeitura, agora sob a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, tem uma visão bem mais ampla em relação às questões que defendemos. Sem o trabalho deles não seria possível realizar o evento”, afirma o assessor de assuntos LGBT da Diretoria de Direitos Humanos da Assistência Social, Marcelo Lima.

Segundo o secretário da Assistência Social, Antônio Bittencourt, a apoio dado pela Prefeitura fortalece uma luta por respeito à classe LGBT, histórica no Brasil. “Aracaju é uma cidade inclusiva que respeita a diversidade e que acolhe as pessoas na perspectiva da garantia de direitos. A Parada é muito mais do que uma festa, um evento, é, na verdade, um grande ato em favor do respeito, da diversidade, contra a intolerância, contra toda forma de violência. É um ato de resistência de uma parcela da população que é vítima de privações há muito tempo na história desse país”, explicou.

Dezenas de milhares de pessoas participaram da Parada LGBT de Sergipe, mobilização que prega o respeito às diferenças e já se tornou tradição em Aracaju. “Apoiar esse evento é uma forma de transformar a capital sergipana em uma cidade mais inclusiva, acolhedora, como todas as cidades tem ser, isto é, uma cidade para todos. E o prefeito Edvaldo Nogueira sempre defendeu essa política ao longo de sua trajetória política”, completa Antônio Bittencourt.