População aprova recapeamento das avenidas Nova Saneamento e Francisco Porto

Obras e Urbanização
29/08/2019 10h10

Obra de mobilidade deve conciliar, a um só tempo, necessidade técnica de execução com o apelo popular para a sua efetivação. Foi assim que surgiu a necessidade de recapear as avenidas Gonçalo Rollemberg Leite (Nova Saneamento) e Francisco Porto, cuja autorização foi dada pelo prefeito Edvaldo Nogueira na manhã da última quinta-feira, 22. Com o revestimento envelhecido, esse eixo viário que corta a cidade no sentido leste/oeste, formado por duas artérias, é utilizado por milhares de condutores, diariamente.

Portanto, estes fatores, sistema asfáltico comprometido e grade fluxo, foram as motivações que levaram a Prefeitura de Aracaju, por meio da empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a revitalizar aproximadamente 5km de via, a partir da troca de todo o piso asfáltico e aplicação de cerca de 5,6 mil toneladas de asfalto.

A obra começou com a fresagem do antigo piso e, em poucos dias, no trecho já recapeado, a Emurb aplicou mais de 440 toneladas de asfalto, criando um novo revestimento. Com celeridade e rigor técnico, a máquina de fresar retira o antigo piso e operários recolhem o material que, levado à usina de asfalto da Emurb, passa por um processo de transformação e é reaproveitado.

"Depois de asfaltarmos uma primeira parte da avenida Nova Saneamento voltamos a fresar outros pontos para não atrapalhar o trânsito. Nesta quinta (29) jogaremos mais asfalto e a assim vamos executando a obra com o mínimo de transtorno possível", assegura o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

Durante a execução da obra, agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) orientam o tráfego e garantem a segurança tanto dos trabalhadores da Empresa municipal quanto dos condutores que trafegam pela via.

Aprovada

Acostumado a transitar pelas principais ruas e avenidas da capital todos os dias, o mototaxista Eduardo Rodrigues faz questão de expor as diferenças de guiar uma moto em uma rua esburacada e em um novo piso. "Eu ando em todos os bairros transportando meus passageiros e estou percebendo que melhorou muito de um tempo para cá, principalmente nas avenidas. Aqui eu ando todo dia trazendo minha esposa para trabalhar como diarista em um deste prédios e posso garantir que não teve coisa melhor do que fazer este recapeamento", enfatizou o trabalhor.

Para o condutor Reverton Santos a Prefeitura acertou ao decidir recapear as avenidas Gonçalo Rollemberg e Francisco Porto. "Quase todas as semanas eu passo aqui e já tinha percebido que era hora de mudar o asfalto e quando soube que o prefeito deu ordens para esta obra eu pensei 'ele acertou na mosca'", disse o motorista, afirmando ainda que já ouviu muitos elogios de pessoas que concordam com esta obra.