Prefeitura realiza promoção e progressão de guardas municipais

Defesa Social e Cidadania
28/08/2019 22h12

Como forma de incentivar a valorização profissional de seus colaboradores, a Prefeitura de Aracaju (PMA) promoveu, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), um curso de promoção e progressão para os integrantes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que ocorreu durante o mês de maio.

Uma vez concluída a formação, foi realizada, na noite desta quarta-feira, 28, a cerimônia de formatura de 110 guardas municipais. Destes, 29 foram promovidos a guarda municipal de primeira classe, GM3. 

Na ocasião, além da troca de insígnias, houve a entrega dos certificados de conclusão do curso aos formandos.

De acordo com a secretária municipal da Defesa Social e da Cidadania em exercício, Lílian Carvalho, o curso, que foi realizado com base na política de capacitação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), demonstra o compromisso da Prefeitura de Aracaju com os seus colaboradores. "É com muita satisfação que estou prestigiando essa cerimônia. Foi um compromisso assumido pelo prefeito Edvaldo Nogueira que a promoção e progressão dos guardas se daria de forma automática e tempestiva", explica.

Na oportunidade, Lílian Carvalho reforçou o papel da Guarda Municipal, que contribui de forma significativa para a promoção da qualidade de vida dos aracajuanos. Ela destacou o amplo trabalho preventivo, a atuação dos grupamentos da corporação, os resultados expressivos que vem alcançando através da operação Terminal Seguro, dentre outras ações. "A Guarda, é uma instituição fundamental na tarefa de tornar a cidade de Aracaju uma cidade melhor", comemora a secretária em exercício.

Essa formação se deu de acordo com propostas do Plano de Carreira da Guarda Municipal de Aracaju (Lei 2.984/2001), como explica o diretor da Guarda Municipal, subinspetor Fernando Mendonça. "Os guardas municipais de Aracaju têm um plano de carreira, no qual há a previsão de que, quando completos três anosd serviço, ocorre um curso de promoção" aponta o diretor.

O diretor esclarece também de que forma acontece o processo de promoção dos participantes. "Os guardas passam por um curso de 80 horas e são submetidos às provas, através das quais, a partir das suas notas, eles são classificados. Assim, de acordo com a disponibilidade de vagas, são promovidos na classe, que, no caso de hoje, é a de guarda municipal de primeira classe, o GM3", explica Fernando Mendonça.

O primeiro classificado foi o guarda municipal Ramon Rodrigues, que comemora a conquista. "É um sonho para todos conseguir ser promovido, principalmente no tempo correto. Então, para mim, é o ápice da carreira", relata o guarda. Rodrigues conta ainda que tem boas expectativas para a carreira no futuro. "Tenho expectativas de melhorias em todos os sentidos, e de manter o padrão do serviço que é prestado hoje", afirma.

Assim como o colega, a guarda municipal Valéria Oliveira demonstra satisfação com a promoção recebida. "O dia de hoje é de extrema alegria para nós, que compomos a Guarda Municipal de Aracaju, porque passamos por um processo que nos capacitou a ascender no posto de guarda municipal, um processo extremamente difícil. Estou muito feliz", comemora Oliveira.

O evento ocorreu no auditório da Escola Municipal de Ensino  Fundamental (Emef) Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos.