Ministério do Turismo classifica Aracaju na melhor categoria no Mapa do Turismo 2019

Indústria, Comércio e Turismo
29/08/2019 14h55

O município de Aracaju é o único destino sergipano inserido na categoria A, no Mapa do Turismo Brasileiro 2019. A categoria A é a faixa que classifica cidades com maior fluxo turístico, número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. A classificação é feita pelo Ministério do Turismo (MTur) no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo.

Para obter esta certificação, a Prefeitura de Aracaju, por emio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), encaminhou à Secretaria de Estado do Turismo (Setur) documentação comprovando possuir em sua estrutura administrativa órgão de turismo em atividade, conselho municipal de turismo ativo e orçamento próprio destinado ao turismo, além de possuir prestadores de serviços registrados no Cadastur - Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur.

Nesta semana, o Ministério do Turismo publicou a Portaria Nº271/2019, por meio da qual instituiu os 2.694 municípios que compõem as 333 regiões turísticas no Mapa do Turismo Brasileiro 2019, instrumento que orienta a atuação do Mtur no desenvolvimento de políticas públicas para o setor. No Mapa, constam informações turísticas sobre o município, divididas em atrativos turísticos naturais, atrativos históricos, manifestações populares, equipamentos e serviços de infraestrutura de apoio.

“Desde abril deste ano trabalhamos na elaboração do nosso Mapa de atrativos e também organizando a documentação exigida pelo Mtur para obtenção do certificado. Um trabalho cuidadoso, que foi enviado para a Setur fazer os encaminhamentos junto ao Mtur e o resultado é esse, Aracaju com portas abertas no governo federal", comemora diretora de Turismo da Semict, Luciana Kariny. 

O certificado tem vigência até 2021. A versão anterior, de 2017, contava com 3.285 municípios, divididos em 328 regiões turísticas, por exemplo. "O Mapa é dinâmico, por isso é preciso que estejamos atentos aos requisitos exigidos pelo Ministério do Turismo no momento de revalidação do certificado", ondera o secretário municipal da  da Indústria, Comércio e Turismo, Marlysson Magalhães.

De acordo com informações da Secretaria de Estado do Turismo, dos 75 municípios sergipanos, 46 foram cadastrados no Mapa do Turismo 2019, representando 61,3% do total de cidades, número considerado “muito alto” quando comparado a outros estados nordestinos, como o Ceará, com 36,4% (67 das 184 cidades); 24,8% do Maranhão (54 dos 217 municípios) e 47,3% do Rio Grande do Norte (79 de 167).

Marlysson Magalhães destaca que o certificado é mais um importante instrumento para “rodar a engrenagem do turismo na capital” em parceria com o trade turístico e demais entidades ligadas à cadeia do turismo em Aracaju.
 
“A filosofia de trabalho da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira é planejamento e diálogo, e é isso que estamos desenvolvendo com todos os segmentos do turismo. Estamos todos conscientes da necessidade de trabalhar conjuntamente o turismo e ter esse Certificado nos permite estar próximos do governo federal para atrair investimentos”, conclui o secretário Marlysson Magalhães.