Secretários de escolas participam de curso de autoconhecimento promovido pela Prefeitura

Educação
29/08/2019 17h14

A Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), por meio da Coordenação Psicossocial, juntamente com a Secretaria Municipal da Educação (Semed) realizaram, nesta quinta-feira, 29, a oficina "Autoconhecimento, Realização Profissional e Pessoal".
 
O encontro aconteceu no auditório da Emef Presidente Vargas, e teve a proposta de capacitar os secretários escolares através de ferramentas que salientam mecanismos de autoconhecimento, com técnicas transformadoras de sonhos em objetivos. Além disso, visa levar os participantes a desenvolver um plano de ação para a realização desses sonhos e, consequentemente, alcançar suas metas no âmbito profissional.

Responsável por ministrar a capacitação foi a pedagoga, Líder Coaching, jornalista e pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Conceição Góis, explicou que a oficina também focou o aperfeiçoamento de habilidades e competências que contribuirão para melhor segurança, tomada de decisões, realização de tarefas e otimização de resultados.
 
“Esse curso promove, essencialmente, um olhar das pessoas para dentro delas mesmas. Demonstramos que o autoconhecimento é essencial para que o indivíduo lide melhor com os outros e com o meio que o cerca. Saber como está a vida emocional, intelectual, o lazer, os relacionamentos é primordial para ser feliz. E gente feliz também trabalha melhor”, destacou a palestrante.

A coordenadora psicossocial da Esgap, Ana Dalva Trindade, explicou que a palestra promovida em conjunto com a Semed é mais uma ação no intuito de proporcionar momentos de reflexão entre os servidores da Prefeitura de Aracaju. “Queremos que os participantes desses cursos sintam-se, primeiramente, acolhidos. Porque no cotidiano corrido muitas vezes não prestamos atenção aos outros e nem em nós mesmos. Depois, é uma oportunidade de capacitação aliada a uma valorização dos nossos trabalhadores. Para que eles tenham em mente que é possível atingir objetivos pessoais e coletivos, mas o primeiro passo, neste sentido, é acreditar”, afirmou.

“Acredito que este tipo de formação nos ajuda a melhorar o nosso trabalho lá na ponta, junto às comunidades. E é bom que o curso seja replicado em todas as categorias que atuam no serviço público, pois é uma visão diferente sobre como podemos ser mais otimistas e felizes a partir do autoconhecimento. Então, acho, sim, que é uma experiência válida. Torço que essa iniciativa seja ampliada e possamos participar de outros cursos como esse”, disse o secretário de escola Marcos Antônio da Silva Araújo, que atua na Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek, localizada no bairro Coroa do Meio.