Prefeitura de Aracaju garante segurança durante Desfile Cívico

Defesa Social e Cidadania
01/09/2019 09h00

Em comemoração à Independência do Brasil, celebrada no dia 7 de Setembro, os aracajuanos são prestigiados, neste domingo, dia 1º, pelo Desfile Cívico 2019, cujo tema é "Navegando na Língua" e conta com a participação de 19 escolas.

Para garantir o bem-estar de todos os participantes e do público durante o evento, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), elaborou esquema estratégico de segurança, operacionalizado pela Guarda Municipal.

A secretária da Defesa Social e da Cidadania em exercício, Lílian Carvalho, ressalta que as equipes estão preparadas para contribuir com a segurança durante a programação. "O Desfile Cívico Estudantil é um momento de celebração e promoção da cidadania. Estamos empenhados para contribuir com a tranquilidade do evento. Para isso desenvolvemos um esquema de segurança estratégico, inclusive, fazendo uso dos recursos tecnológicos dos quais dispomos para reforçar as ações preventivas", ressaltou.

Mais de 70 guardas integram o esquema de segurança nos arredores do Desfile, além da utilização do ônibus de videomonitoramento do órgão. A tecnologia permite maior agilidade na prevenção de crimes, somando ainda mais recursos à atuação da GMA na capital.

De acordo com o diretor da Guarda Municipal de Aracaju subinspetor Fernando Mendonça, esses guardas atuam diretamente no evento, garantindo a segurança do público. "Estamos fazendo a segurança, de forma que o Desfile ocorra da melhor maneira possível, sem que seja atrapalhado, e garantindo a segurança das pessoas irão prestigiar a programação", explica o diretor.

Ainda segundo o diretor, a operação foi iniciada às 6h da manhã. "Posicionando as equipes, assim como o ônibus de videomonitoramento, estrategicamente para registrar tudo que ocorrer na avenida e no entorno do local do evento", aponta o subinspetor. Ainda de acordo com o diretor do órgão, a equipe da Guarda Municipal acompanhará o Desfile Cívico até o seu encerramento.

Além de atuar com a operacionalização do esquema de segurança, a GMA estará participando do Desfile com a tropa motorizada. São 34 guardas, equipados com 12 motos, 12 bicicletas e 10 viaturas. Integrantes de todos os grupamentos da corporação participarão do evento.