Inovação, tecnologia e conhecimento científico na gestão de Aracaju são destaques no 73º Fonac, em Fortaleza

Planejamento e Orçamento
30/08/2019 19h55

Gestão, controle e aplicação do conhecimento científico no gerenciamento da folha de pagamento foram os elementos primordiais na apresentação realizada pelos secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, na tarde desta sexta-feira, 30, durante a 73ª edição do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais (Fonac), realizada na cidade de Fortaleza, Ceará.  Como convidado, o secretário de Aracaju abriu a programação desta tarde, focando num dos temas mais desafiadores para qualquer administração na atualidade: Folha de pagamento.

“Iniciamos, a partir da determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, um processo rigoroso e detalhado de acompanhamento do crescimento vegetativo da folha, todos os elementos incidentes e toda a mecânica envolvida nessa operação. Trabalhamos com a análise de processos e a busca da eficácia em todas as etapas, visando obter o resultado na produtividade e na eficiência de todo o processo. Ao assumirmos, tínhamos cerca de 80 pessoas operando a folha, hoje temos cerca de 30 e obtivemos a margem de erro zero. Numa folha de aproximadamente 100 milhões de reais, um erro de 1% significa  1 milhão de reais . Esse é um dos riscos que eliminamos”, destacou o secretário em sua apresentação.

Ainda conforme o secretário, num cenário de recursos escassos, essa foi a estratégia para promover o correto reconhecimento de direitos que já beneficiou cerca de cinco mil servidores. “Quando nós buscamos alinhar todo o processo, isto nos possibilitou fazer uma análise pormenorizada e, graças a um trabalho abnegado dos nossos servidores, que trabalharam inclusive avançando no horário noturno e nos finais de semana, conseguimos atualizar processos de reconhecimento de direitos que estavam represados há anos. Ainda há muitos desafios a enfrentar, mas acreditamos que estamos no rumo certo, utilizando a técnica e a tecnologia para assegurar eficácia na administração municipal”, complementou Augusto Fábio, ao destacar que o adensamento tecnológico vai promover ainda mais resultados e sustentabilidade na gestão municipal.

Conforme a presidente do Fonac e secretária de Gestão de Cuiabá (MT), Ozenira Félix de Souza, a explanação do secretário de Aracaju se revelou como o ponto alto do encontro. “Na medida em que ele trouxe aquilo que todo secretário deve fazer que é assumir o controle e aplicar o conhecimento sobre sua folha de pagamento, que é o maior gasto das prefeituras, debatendo boas práticas, novas idéias, que é o objetivo do nosso fórum, que é trazer profissionais que promovam o debate e a inovação entre nós”, salientou.

Ciência no Serviço Público

Já o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão de Fortaleza (CE), Philipe Nottigham, destacou a aplicação do conhecimento científico como uma ferramenta exemplar de destaque na administração aracajuana. “O estudo detalhado que o secretário nos trouxe, demonstra o quão é importante a aplicação do conhecimento. Não há improvisação, nem achismo. Isso é ciência no tratamento da coisa pública. Estudando o comportamento da folha e retirando dali os elementos para a tomada de decisões, as discussões com entidades sindicais e a apresentação à sociedade. Esse é um trabalho fundamental e a mensagem que ele deixa para nós, além do exemplo, é de que há compromisso e conhecimento científico no trabalho da Prefeitura de Aracaju”, avaliou.

Para a secretária de Administração de Florianópolis (SC), Katherine Schreiner, a presença de atuários, estatísticos e engenheiros de produção nas esferas de gestão da Prefeitura de Aracaju foi um elemento de destaque. “A presença destes profissionais na busca de números e estudo das formas e da dinâmica de uma folha de pagamento me deixou muito bem impressionada e levo como uma das principais informações que utilizarei fruto deste encontro. A presença do caráter inovador me faz parabenizar ao secretário e ao prefeito por este trabalho”, resumiu.