Defesa Civil de Aracaju vistoria estruturas montadas para o Desfile Cívico

Defesa Social e Cidadania
31/08/2019 13h22

A Prefeitura de Aracaju de Aracaju realiza todos os preparativos para garantir o sucesso do Desfile Cívico, que ocorrerá neste domingo, 1º, em alusão aos 197 anos da Independência do Brasil. As estruturas que irão compor o evento já estão com sua montagem em fase adiantada. Todo o trabalho vem sendo acompanhado pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, para garantir a segurança estrutural.

Atuando de forma preventiva, a equipe da Defesa Civil vem auxiliando na condução do processo de estruturação do evento desde a elaboração do projeto e seguirá monitorando até a conclusão da montagem.

O coordenador do órgão, major Sílvio Prado, explica que esse trabalho se dá desde o recebimento das documentações necessárias. "Recebemos o projeto de montagem do palco e do camarote da acessibilidade, com as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) da montagem e desmontagem dessas estruturas, e ART de aplicação de teste de carga, para saber se suportarão o peso ao qual elas serão submetidas. Também obtivemos o memorial descritivo do cálculo de população de cada edificação montada, ou seja, a capacidade de público para cada uma. O projeto, que foi acompanhado junto ao Corpo de Bombeiros, foi devidamente aprovado", aponta o coordenador. 

Ainda de acordo com o major Sílvio Prado, o trabalho da equipe da Defesa Civil continua por meio das vistorias realizadas ao longo da montagem. "Desde o início deste sábado, 31, estamos verificando os procedimentos executados para essa estruturação, para que aconteça da maneira adequada, em conformidade com o projeto e com material de qualidade", afirma o coordenador. 

Já durante o Desfile, o órgão estará presente para monitorar as estruturas. "No domingo, estaremos verificando e impedindo que haja excesso de público nesses espaços, para que o evento siga durante o seu percurso sem nenhum tipo de anormalidade", explica o coordenador.

A secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite, também acompanha a montagem das estruturas e reforça o compromisso da Prefeitura de Aracaju para garantir a segurança e acessibilidade durante o evento. "Acolher e proporcionar segurança. A Prefeitura de Aracaju prima pela segurança do cidadão. É nesse sentido que a Defesa Civil está aqui desde cedo, realizando a vistoria e monitora toda a montagem do palanque e do camarote da acessibilidade, para que não haja nenhuma intercorrência. Está tudo tranquilo. Todas as adequações necessárias para garantir mais acessibilidade estão sendo feitas", destacou.

O Desfile Cívico ocorrerá a partir das 8h deste domingo, 1º, na rua Bahia, no bairro Siqueira Campos. Ao todo, 19 escolas participarão do Desfile que, neste ano, traz o tema "Navegando na Língua". Baseado em duas músicas do cantor Gilberto Gil - Pela Internet e Pela Internet 2 -, a temática escolhida é, também, uma forma de celebrar os 20 anos do Dia Internacional da Língua Materna, proclamado pela Unesco em 1999.